Fanzine Brasil

quarta-feira, 5 de junho de 2019

CONHEÇA O ILUSTRADOR EDELCIO IPANEMA:

Por: Juliana Vannucchi

Sorocaba tem revelado inúmeros artistas talentosos. Felizmente, de vez em quando alguns deles cruzam o meu caminho. Hoje, com imensa satisfação, apresento aos leitores um texto sobre um dos mais habilidosos desenhistas da cidade e da região: Edelcio Ipanema.

A paixão pela arte o acompanhou durante praticamente toda a vida, caminhado fielmente ao seu lado tanto em situações agradáveis, quanto em situações penosas. Desde a tenra idade, Edelcio nutriu uma enorme paixão por histórias em quadrinhos e pelos famosos super-heróis que fazem parte delas, especialmente os que compõem os universos da Marvel e da DC. Quando folheava as páginas das HQs, perdia-se profundamente nos encantadores detalhes e características dos variados personagens, observando seus movimentos e expressões, analisando as diversificadas paisagens, as cores e, enfim, todo o conjunto de aspectos que compõe os quadrinhos. Começou ainda jovem a esboçar os primeiros traços inspirado nesse tipo de produção artística e com o passar do tempo, suas ilustrações foram se tornando cada vez mais refinadas, sendo que atualmente, seu foco como desenhista consiste justamente em super-heróis e histórias em quadrinho. 

A arte está em todo lugar e representa a humanidade. Não vejo o mundo sem ela e acredito que o próprio ser humano é a mais bela de todas as artes que existem na Terra”. - Edelcio Ipanema.
O ilustrador sorocabano já teve seus desenhos publicados em revistas especializadas em super-heróis.
 Edelcio sempre se mostrou incansável em suas produções: já chegou a passar dez horas seguidas desenhando e, além disso, a prática é diária e incessante, muitas vezes atravessando a madrugada. Sempre foi naturalmente habilidoso, mas reconhece que o treino e a disciplina precisam ser contínuos e os levo muito a sério em seu cotidiano. Suas ilustrações fascinam pela perfeição da soma de detalhes: traços, cores, pintura, linhas e etc. Seu talento diferenciado o levou, aos poucos, a conquistar o devido reconhecimento e, atualmente, ele é agenciado pela Studio Ed Benes, já participou de eventos importantes como a Comic Con, além de ter suas ilustrações expostas em vários locais, dentre os quais se destacam o Palacete Scarpa, a Biblioteca Municipal a Câmara de Sorocaba. Somado a isso, é válido jogar que o desenhista já recebeu mais de uma bolsa de estudo em escolas renomadas na área. Esses e outros méritos são frutos de sua dedicação, talento e, claro, amor pela arte. Conforme ele comentou: “A arte está em todo lugar e representa a humanidade. Não vejo o mundo sem ela e acredito que o próprio ser humano é a mais bela de todas as artes que existem na Terra”.
Alguns dos incríveis desenhos feitos por Edelcio.
Atualmente Edelcio trabalha como freelancer, colabora constantemente com fanart, faz pin-ups para colecionadores, ilustra livros e, sempre que possível, continua participando de eventos. Em julho participará de uma exposição no Memorial da América Latina, na capital paulista, que será feita para homenagear o herói nipônico Jiraya. Edelcio foi um dos desenhistas especialmente convidadas para a ocasião. Em setembro de 2019, marcará presença no HQ Fest. Para conhecê-lo melhor e/ou consultar valores, acesse os links abaixo:

Facebook: https://www.facebook.com/hanzo.hattori.3367 
Instagram: https://www.instagram.com/edelcioipanema/ 
Blog: http://edelcioipanema.blogspot.com/
  

0 comentários:

Postar um comentário

TwitterFacebookRSS FeedEmail