Fanzine Brasil

terça-feira, 28 de maio de 2019

PENTANGLE: UMA DAS BANDAS MAIS INCRÍVEIS DE TODOS OS TEMPOS

 Por: Juliana Vannucchi
 
Pentangle é uma banda britânica que em suas músicas une com maestria elementos de gêneros diversos, tal como folk, blues, jazz e rock progressivo e música medieval. É uma das mais conceituadas bandas originárias do Reino Unido. Eu os escutei pela primeira vez há cerca de dois anos atrás e, desde então, me tornei grande admiradora do grupo. 

O Pentangle começou a dar seus primeiros passos em 1967 com o renomado guitarrista John Renbourn e a incrível vocalista Jacqui McShee – que foram os dois principais destaques da banda. Além deles, os outros músicos da formação inicial eram Danny Thompson, no violoncelo, Terry Cox, o baterista e Bert Jansch, guitarrista e vocalista. Nesse mesmo ano, fizeram a primeira apresentação pública no Royal Festival Hall e em 1968, lançaram o primeiro álbum de estúdio. Depois disso, obtiveram um sucesso cada vez maior, um enorme reconhecimento por parte da crítica especializada e passaram a conquistar um grande número de fãs. Apesar de a banda ter engrenado no mercado e ter escrito uma história elogiável, é importante esclarecer que essa formação inicial citada acima, sofreu mudanças com o passar do tempo – mas felizmente, a qualidade musical não se alterou. 

Pete Townshend que é um do muitos apreciadores do Pentangle e, certa vez, declarou que eles foram “inovadores".
 
Como mencionado no início deste texto, ao longo de sua carreira, a banda incorporou em suas canções variados gêneros musicais. Dessa forma, como é de se supor, deram luz a um estilo sonoro bastante único e diferenciado. Eu diria que é uma banda ideal para quem está buscando escutar e conhecer músicas diferentes, que se distanciem de qualquer tipo de clichê que faça parte do Rock And Roll. É uma banda poderosa e fascinante, que constantemente é elogiada e que já serviu como fonte de inspiração para incontáveis músicos e bandas famosos, tal como Pete Townshend que é um do muitos apreciadores do Pentangle e, certa vez, declarou que eles foram “inovadores”. É fundamental nos lembrarmos, em especial, do grandioso talento e da criatividade de Bert Jansch (falecido em 2011), que é considerado um dos guitarristas mais incríveis da história, afinal, ele teve influência direta na vida e nas produções musicais grandes nomes do rock, tal como Ian Anderson e Jimmy Page. Outro membro da banda que merece ser especialmente citado é o brilhante John Renbourn (falecido em 2015), que também foi um guitarrista lendário e muito original. Além disso, não poderíamos deixar de escrever a respeito da magnífica e bela Jacqui McShee cuja voz doce, encantadora e poderosa, talvez tenha sido o ponto mais forte da banda. 

O Pentangle é um grupo simplesmente brilhante, com realizações marcantes e inovadoras em sua trajetória. A discografia da banda é vasta, mas sempre foi repleta de acertos e manteve uma regularidade rara em sua qualidade. Podemos dizer que poucas bandas conseguiram ter uma carreira inteira tão bem sucedida quanto eles, principalmente considerando que tomaram um caminho musical tão adverso (apesar de que, talvez esse tenha sido seu grande feito).

0 comentários:

Postar um comentário

TwitterFacebookRSS FeedEmail