Organização: Juliana Vannucchi
Apoio: Gabriel Marinho
Agradecimento especial aos fãs que colaboraram para que este conteúdo fosse produzido.
Seja muito bem-vindo ao nosso memorial virtual que, através da colaboração de fãs
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brasileiros, reconstrói a história das passagens da banda Siouxsie And The Banshees por nosso país. Se você tiver qualquer conteúdo (foto, vídeo, depoimento, e outros) por meio do qual possa colaborar conosco, entre em contato através de nossa página oficial no Facebook: "Siouxsie And The Banshees Brasil", ou então, deixe um comentário nesta publicação.
DATAS OFICIAS DOS SHOWS QUE A BANDA REALIZOU NO BRASIL (colaboração: Marcelo Badari):
1986:
27 e 28.11.86
São Paulo, Palácio de Convenções do Anhembi.
29.11.86
Santos, Clube Caiçara.
02.12.86
São Paulo, Palácio de Convenções do Anhembi - show extra.
30.11.86 e 03.12.86
Rio de Janeiro, Clube Monte Líbano.
1995:
22.05.95
São Paulo, Olympia.
24.05.85
São Paulo, Olympia.
25.05.95
Rio de Janeiro, Imperador.
DEPOIMENTOS DE FÃS:
Fábio Pandora:
Eu
tinha 23 anos na época. O show foi no Imperator, ali no Méier, no ano de 1995. A principal lembrança que tenho deste show, foi que eu levei uma rosa, e no final das contas já não tinha ambições de
entregá-la. Fui perdendo o interesse de acordo com os acontecimentos e na hora
da entrada eu quase a descartei. Mas um amigo veio até mim e me perguntou o que
eu estava fazendo quando fui rumo à lixeira pública. Ele me aplicou uma
descompostura e disse que tinha certeza que ela iria amar. Sendo assim, eu
entrei com a minha amiga, a rosa. Acho que estava tocando "Land's End"... Sinceramente eu não lembro. Apenas senti o som das vozes em
uníssono gritando o meu nome. Eu não os ouvi. Eu senti. Suas vozes estavam numa
rotação alterada, mais lenta... e foram se tornando nítidas paulatinamente, mas em
poucos segundos, até que eu pude me concentrar no mundo de fora. Eu estava
completamente apaixonado pela rosa, pois ela se abrira de um jeito
inimaginável. Ela esta frondosa. Parecia que do jeito dela, estava sorrindo pra
mim. Só sei que quando olhei pra cima, a Susan estava agachada com a mão direita
estendida em minha direção e sorrindo. Eu entreguei a rosa pra ela
delicadamente e ela saiu dançando com ela... Fiquei xingando o Steven o mais
que pude, mas ele é inexorável. Não tive outro contato...
Eu
fui lá pra ouvir "The Rapture". Claro que temos muitas canções que
nos remetem a mil coisas, nos suscitam epifanias e outras viadagens... Mas eu
senti que foi onde o gótico pop ficou maduro, cresceu e ficou mais triste que
um vampiro depois do tricentésimo aniversário. Não sei explicar. Foi indizível.
Senti um frio tão frio... Uma solidão tão cristalizada que tive de entender que
morreria sozinho e que seria uma boa ideia trabalhar um pouco mais esta
possibilidade... Esta música fez isso comigo. Nunca fui muito de ficar
cultuando os antigos álbuns. Acho que a gente envelhece quando aplica termos
como "bom e velho" e "o livro é muito melhor" e por aí vai.
O agora é que é legal...
Não
me lembro de nada de interessante ter sido dito. Só os clichês usuais. Mas
lembro-me de uma entrevista que a Siouxsie concedeu para a revista Bizz - que depois passou
a se chamar ShowBizz-, na qual ela relatou a sua decepção com os grupos musicais do Brasil. Ela
disse que veio certa e ávida por encontrar um grupo de "Psycho-Samba"
e nada parecido existia... Daí eu resolvi montar um grupo e... Foi isso.
Silmara
de Oliveira:
São Paulo, Palácio de
Convenções do Anhembi.
Vou contar o que me
lembro, pois faz muito tempo (rs). Quanto ao primeiro show da Siouxsie, era
1986 e ela abria a temporada de shows internacionais, pois antes eram shows
raros que víamos por aqui, então me parece que todos estavam ansiosos. Era tão
grandioso o acontecimento que apareciam em programas, jornais da Globo, por exemplo...
Era outro contexto, sem TV a cabo ou opções variadas de entretenimento e mídia.
Eu me lembro de que foi no Anhembi, com cadeiras, e ficávamos em pé,
extasiados, mas não dava para dançar como um ambiente livre de cadeiras.
Naquela época, poucas pessoas conheciam todas as músicas, pois não tínhamos
todos os LPs com acesso fácil e barato. Eu me lembro de sair em êxtase, a
performance dela e da banda foi incrível, mas não me lembro de detalhes. Lembro
que todos esperavam uma mulher de preto o tempo todo e ela surgiu na TV de
amarelo, o que importava era o impacto e a influência da new wave inglesa, mas
aqui no Brasil tínhamos a ideia de foco no "dark" (não se falava em
gótico na época).
Alan Vegaz:
São Paulo, Olympia.
Esse foi o primeiro show que assisti na vida! Lembro que quando tocou o clássico "Red Light", o palco ficou todo vermelho. O público pulou muito em todas as músicas, foi simplesmente perfeito!
*Alan nos enviou as fotos abaixo, mas elas não são de sua autoria. Ambas foram tiradas por uma amiga (residente de Curitiba) que ele conheceu no Terminal Tietê e que posteriormente enviou as imagens para ele.
Maurício Delalba:
Santos, Clube Caiçara.
Fui ao show que fizeram em Santos, no ano de 1986. Foi excelente! (fiquei muito impressionado com tudo: a presença de palco, a qualidade do som, o chão tremendo com a galera pulando, a aparelhagem do Steven Severin - uma "torre" - e uma imagem que ficou marcada foi a Sioux cantando "Helter Skelter", dos Beatles, com o pé em cima do retorno e batendo a língua num "...Helter Skelter, la la la la la la...' rsrs... (lembro de depois bater um papo com uns caras da Plebe Rude que abriram o show e eu já conhecia de Brasília).
Alan Vegaz:
São Paulo, Olympia.
Esse foi o primeiro show que assisti na vida! Lembro que quando tocou o clássico "Red Light", o palco ficou todo vermelho. O público pulou muito em todas as músicas, foi simplesmente perfeito!
*Alan nos enviou as fotos abaixo, mas elas não são de sua autoria. Ambas foram tiradas por uma amiga (residente de Curitiba) que ele conheceu no Terminal Tietê e que posteriormente enviou as imagens para ele.
Imagem de 25/05/95. |
Imagem de 23/05/95. |
Maurício Delalba:
Santos, Clube Caiçara.
Fui ao show que fizeram em Santos, no ano de 1986. Foi excelente! (fiquei muito impressionado com tudo: a presença de palco, a qualidade do som, o chão tremendo com a galera pulando, a aparelhagem do Steven Severin - uma "torre" - e uma imagem que ficou marcada foi a Sioux cantando "Helter Skelter", dos Beatles, com o pé em cima do retorno e batendo a língua num "...Helter Skelter, la la la la la la...' rsrs... (lembro de depois bater um papo com uns caras da Plebe Rude que abriram o show e eu já conhecia de Brasília).
São
Paulo, Olympia.
Sobre o 2º show, já nos anos 90, a banda não tinha tanta expressão, mas eu fui conferir como fã. Lembro que foi igualmente bom, mas também não consigo dar detalhes. O cenário havia mudado com as influências de anos 90, o que eu achava muito chato, então acho que o show era só para fãs mesmo. Os dois shows foram ótimos, lembro que sai feliz dos dois shows (anos 80 e 90), mas não me lembro de detalhes, apenas do contexto geral, o que se passava na época.
Sobre o 2º show, já nos anos 90, a banda não tinha tanta expressão, mas eu fui conferir como fã. Lembro que foi igualmente bom, mas também não consigo dar detalhes. O cenário havia mudado com as influências de anos 90, o que eu achava muito chato, então acho que o show era só para fãs mesmo. Os dois shows foram ótimos, lembro que sai feliz dos dois shows (anos 80 e 90), mas não me lembro de detalhes, apenas do contexto geral, o que se passava na época.
São Paulo, Olympia.
Salve,
pessoal! Estou aqui realizando um depoimento pra lá de prazeroso, que fala dos
dias em que eu pude ser uma das muitas testemunhas dos grandes shows realizados
pela banda Siouxsie and the Banshees, nos dias 22 e 25 de maio de 1995, no
extinto Olímpia, aqui na cidade de São Paulo.
O
ano de 1995 havia começado e ao menos para mim, então com 18 anos, prometia ser
mais um ano como outro qualquer. Estudar, trabalhar, e nos finais de semana
colar nos roles góticos da época: Morcegóvia (Madame Satã), Bar Atus, Urbania.
Não havia shows de grandes bandas e as bandas nacionais naqueles tempos não
chamavam atenção da galera goths, como hoje em dia acontece. Foi quando em
fevereiro deste mesmo ano, numa daquelas revistinhas teens da época, que minha
colega de escola veio me mostrar uma reportagem sobre a banda Siouxsie &
the Banshess. Ela disse: “Guto, tenho aqui uma reportagem daquela banda, da
mulher de cabelos espetados que você gosta. Você quer pra você?” Peguei a
revista na hora e vi que era uma pequena entrevista, com cerca de 3 ou 4 perguntas.
Porém, a principal informação que Siouxsie deu não naquele bate-papo poderia
ser melhor: dali a três meses ela fariam apresentações no Rio de Janeiro e São
Paulo. Pronto, entrei em choque...
rsrsrs. Mas na época esse tipo de informação só tinha validade se saísse na
revista Bizz, e saiu, em forma de outra entrevista onde Siouxsie confirmava o
show e as datas de São Paulo. Kid Vinil também confirmou a data em seu programa
na rádio 97FM.
A
banda estava lançando aquele que foi também seu último álbum oficial, o The
Rapture. A revistinha, que se chamava Carícia, trazia a tradução do single “O
Baby”. Essa obra prima de despedida da banda já trazia Siouxsie e seu Banshees
mais maduros, experientes e descompromissados com estilo “darkão” que os fez
tão famosos. Rapture, assim como Supertition, disco que o antecedeu, de 1991,
trazia uma banda desavergonhadamente pop, e mesmo assim, criativa e cheia de uma
personalidade que só os Banshees eram capazes de ter.
Naquela
mesma época, eu fazia parte de uma turminha de “adoradores dos Banshees”:
Silvane, Wagner, Sandra, Fabíola, Ruti, Patrícia, as Glaucias, Ray, Silvia,
etc, e daí em diante ninguém mais dormia, rsrsrs.
Fiquei
desempregado e a solução para poder comprar ao menos um ingresso, para assistir
ao menos um dos shows, foi vender meu LP importado do Bauhaus, o Sky´s Gone Out
(hoje eu já o tenho novamente, rs), pelo exato valor do ingresso, na época, o
caríssimo R$20,00. Comprei o ingresso número 46 para a pista, para o dia 22 de
maio, na loja Woodstok Discos. Para a maioria dos garotos de 18 anos, ter uma
moto, um fusquinha, ou um tênis da Nike era o objetivo. Adquirir aquele
ingresso para mim foi a coisa mais fora de série que eu já havia conseguido! Mas
eu ainda não tinha ideia das fortes emoções que eu viveria naquela semana de
maio.
Segunda
feira, dia 22 de maio de 1997, 7:30h da manhã e eu já estava na rua , sentido
metrô Itaquera, não para trabalhar, mas para encontrar meu amigo e fã da
Siouxsie, o Wagner. Devidamente trajados com nosso melhor look dark, moicano,
jaqueta de couro e botas, e a camisetinha da amada rainha, meu coração parecia
motor de motocicletas 400 cilindradas. Queríamos ser os primeiros da fila para
entrar no show. Saí de mochila, munido de um visual para o longo do dia e
outro, para a hora do show, além de levar lanches, água e uns trocados para
alguma possível emergência. Era um menino, realizando um sonho feliz.
Infelizmente,
não fomos os primeiros a chegar à porta do Olímpia naquela manhã quente. Já
havia um casal de góticos lá. Rapidamente nos apresentamos e logo descobri que
eles eram de Curitiba. Umas 2 horas depois chegou um pessoal de Brasília e
assim fizemos nosso acampamento e todos tomavam conta das malas e mochilas que
eram nosso ponto de encontro, caso alguém precisasse sair por alguma
necessidade. Ao longo do dia a galera chegava timidamente. Aproximadamente ás 14h, a banda passou por
nossa fila, numa vã roxa da marca Besta, e deu a volta no quarteirão para
entrar pelos fundos da casa de espetáculos que dava na rua paralela a rua da
entrada do Olímpia. Foi uma correria só, todos tentando chegar junto da van -
mas os seguranças não nos deixaram . Voltamos cabisbaixos para fila, porém,
mais ansiosos do que antes!!
Aproximadamente
às 15 horas pudemos ouvir a passagem de som da banda, e foi quando a primeira
lágrima do dia escorreu em meu rosto. Tocavam Israel. Foi uma gritaria só na
porta do Olímpia.
A
partir das 17 horas o volume de pessoas chegando à fila era cada vez maior. A
Rua Clélia estava tomada pela horda negra. A fila tomava quase todo o
quarteirão.
Às
19 horas já era o momento de eu trocar de camiseta e ajeitar meu visual. Todos
queriam estar muito bem produzidos para o grande encontro com a mãe do Post
Punk e Gothic Rock, Siouxsie e seus Banshees. Eu já não me aguentava mais de
ansiedade. De repente, Wagner e Silvane (Sil) chegaram até mim com ar de
surpresa e mistério. Eles haviam feito ao longo do dia vaquinha na fila com os
outros fãs e comprado o ingresso para o segundo show, que seria na próxima quinta-feira,
dia 25 de maio. Cara!! Não sei até hoje como agradecer, foi um dos presentes
mais fofos e fodas que eu já ganhei. A Sil disse que era de coração e por eu
ser um fã sincero e verdadeiro e por isso eu merecia aquele gesto tão bonito da
turminha! O pessoal me chamava de Guto Sioux kkkkkkkk. Abracei todo mundo,
muito feliz e já pusemos a combinar de chegarmos bem cedo no dia 25 de maio,
como fizemos no dia 22.
Às
20 horas os portões se abriram. Cintos de rebites, pulseiras, toda a
parafernália punk ficou pra fora, por questões de segurança. Câmeras
fotográficas e filmadoras na época eram proibidas, mas consegui entrar com duas
câmeras fotográficas escondidas em minha mochila, misturadas ao meu lanche...
rsrsrs.
Daí
pra frente foram as 2 horas mais longas da minha vida. Aproximadamente
às 22 horas do dia 22 de maio de 1995, finalmente ela entra em cena. Siouxsie e
os Banshees aparecem ocupando suas posições, como gigantes que eram aos meus
olhos. Eu e minha turma estávamos todos ali, suados, felizes e espremidos na
grade! Era o primeiro show internacional que eu assistiria e logo a minha maior
Diva. O set foi de aproximadamente 80 minutos, onde a jovialidade de Siouxsie,
sua energia incansável, apesar de estar completando naquela semana 38 anos,
botava muito adolescente no chinelo. A banda misturou grandes hits dos anos 80
como Spellbound, Israel, Cities In Dust, Red Light, Night Shift, Peek a Boo,
Christine, com musicas de seu novo álbum , The Rapture, como O Baby, e The
Double Life, e foi nessa hora que chorei muito, a emoção tomou conta de todos ,
que dançaram, pulara, gritara, e cantaram o show todo. Muitas meninas passaram mal
e precisaram ser erguidas e levadas ao posto médico local. Siouxsie, apesar da
recepção calorosa de um público ansioso e apaixonado, estava séria e focada nas
músicas, não se comunicava muito com o público, mas no final fez um show
impecável, digno da grandeza do nome que ostenta até os dias de hoje e do
título de rainha Dark.
No
final do show passei um pouco mal, por causa do calor. Fui para casa com uma
felicidade jamais sentida, como se tivesse sonhando acordado, mas logo me
lembrei, na quinta-feira, dia 25 de maio tinha mais..
Segundo dia de show... (Guto Jaacarva):
No dia seguinte ao show da Siouxsie, eu ainda estava
com a cabeça lá no Olímpia, lembrando tudo que vivi junto aos meus amigos.
Comprei todos os jornais nos quais encontrei alguma menção sobre o show. Minha
mãe me surpreendeu porque contou que o início do show – mais precisamente, as três
primeiras músicas -foram transmitidas ao vivo pela TV Cultura. Até hoje procuro
este vídeo!
Lamentavelmente, das duas câmeras que entraram
comigo, nenhuma me pertencia, logo, eu não tinha nenhuma foto. Uma era de
Fabíola e outra do Wagner. Este último e sua esposa, anos depois, virou um
crente fanático, e levou toda sua coleção de discos, fitas, camisetas da Siouxsie
e outras bandas para a “fogueira santa”... grrrrr.
No dia 24 de maio, os Banshees realizaram um show no
Rio de Janeiro. Segundo comentários de alguns paulistas que ali estiveram, não
foi para um público tão grande como o de segunda-feira, no Olímpia, em São
Paulo. Enfim, dia 25 chegou! E lá estava eu, de manhã cedo,
com meu uniforme preto, minha velha jaqueta com o logo do “Alien Sex Fiend” nas
costas, a caminho do Olímpia. Desta vez fui sozinho. Cheguei aproximadamente às
10 da manhã, e tal como ocorreu no primeiro dia, já tinha um pessoal por lá.
Muitos já exibiam fotografias tiradas aventureiramente durante o show e na
porta da casa no dia 24.
Minha ansiedade já era mais controlada dessa vez.
Era um veterano ali na fila, já que muitos que apareceram ao longo dia, não
haviam ido ao outro show. As horas não demoraram tanto para passar, rsrs. Porém,
quando escureceu, a Rua Clélia foi literalmente tomada por uma multidão, fato
que não aconteceu na segunda-feira. Depois deste dia, fiquei sabendo que a casa
tinha atingindo sua lotação máxima, com mais de 2000 pagantes!
A banda veio direto do RJ para este show, e eis que
com seu atraso já de praxe (eram aproximadamente 21h:40) a banda finalmente
entra em cena. E eu estava novamente com a minha turminha de segunda-feira!
Ficamos bem de frente do Severin (baixista) que se divertia com a bagunça que a
gente fazia. Aliás, a banda toda estava sorridente. Todos se comunicavam com o
público através de gestos, sorrisos e olhares. Siouxsie estava linda como
sempre, era uma Deusa em seu castelo, o palco. O repertório foi praticamente o
mesmo do show anterior, porém com algumas alterações na ordem das faixas
tocadas. O barulho da platéia era algo realmente fora de série e contagiante.
Era simplesmente impossível ficar parado!! Quando começou a tocar “Spellbound”,
eu disse: “Ai meus Deus, socorro!”. A casa toda pulou! Em “Face To Face”, Sioux
gritava e imitava gato (ela nem precisava, era uma gatona). Na música “Peek a
Boo”, todos da banda dançavam e circulavam no palco e aquilo virou uma bagunça!
A Siouxsie pulou nas costas do tecladista Martin (que nesta música empunhava um
acordeon) que virou cavalinho dela, e depois eles despencaram no chão. O
Baixista Severim e o Budgie (baterista), riam muito enquanto rolava aquela
zona. O guitarrista John Cale (ex-Velvet Underground) vestia calça de vinil e
camiseta da seleção da Holanda (?!) e a Siouxsie estava louca, literalmente
contagiada pela troca de energia, e até desceu rapidamente do palco. Colou na
grade e foi um desespero só, pois não podíamos tirar fotos naquela época. Os
seguranças agrediram e tomaram câmeras de muitas pessoas que tentaram. A galera
que estivera nos show de 1986 estava lá também neste dia, era pessoas mais
velhas, e sem esse deslumbre teen de visual gótico e coisas assim. Muitos deles
um dia já fora assim, mas naquele dia eram meros fãs a aplaudirem. Em “Red Light”,
a casa foi a baixo. Foi um showzaço digno de final de tournée. Siouxsie ainda arriscou
falar algumas palavras em português E se despediu. A banda seguiu para a
divertida noite de São Paulo, seguida por alguns fãs desejosos de obterem
alguma foto ao lado da grande Diva, e entre eles o baterista da banda Titãs,
Charles Galvin este que emprestara seus pratos para Budgie.
Na sexta feita, às 10h30min da manhã, a banda partiu
de volta para Inglaterra. A magia acabou para muitos que estiveram no Olímpia
naqueles dois dias de shows, e restaram apenas as lembranças eternas para
pessoas que como eu, ainda hoje amam estes artistas e que agradecem muito a
possibilidade dada por eles de podermos prestigiar e testemunhar a grandeza da
arte destes excelentes músicos, que hoje, em 2019, fazem muita falta.
Abaixo você confere fotos exclusivas, que goram gentilmente compartilhadas pelo Guto.
Propaganda do show dos Banshees. |
Henrique
Braz Giudice:
2 shows em São Paulo, no Olympia:
Os dois shows foram muito emocionantes pra mim, a atmosfera que pairava sobre a já extinta casa de shows
Olympia, era realmente uma mistura de expectativa e de estar fazendo parte de
algo histórico. Muitas meninas de preto com maquiagem gótica, meias pretas
rasgadas, e os caras quase sempre com camisas de bandas como Bauhaus, Sisters of
Mercy, Joy, Echo e, claro muitas da Siouxsie! A vodka no boteco da esquina
serviu como combustível e inspiração para uma noite inesquecível dos saudosos
anos 90, que por essas duas noites se transformaram nos melhores dias da década... Saudade pode definir o que foram esses dois dias mágicos.
Marcelo Badari:
Santos, Clube Caiçara.
Uma
cortina divide lado a lado o palco, a bateria da Plebe Rude num canto… Eles
tocaram meio espremidos… A cortina abre devagar ao som de Cities in Dust, se
não me engano… lá atrás a bateria do Budgie no meio da fumaça de gelo seco…
logo ela entra numa dança hipnótica… o resto é show!
São
Paulo, Palácio de Convenções do Anhembi.
Não
me lembro de ter banda abrindo no show extra. Como eu estava num lugar alto na
plateia, dava pra ver bem o chão e me chamou a atenção a quantidade de pedais
do Severin, mais que o do guitarrista. Em
ambos os shows os seguranças do Fonseca’s Gang não deixavam a gente fotografar.
Em Santos tive que deixar a câmera na entrada do clube. Em SP eles deixaram eu
entrar com ela, mas retiraram o filme. Até resolvi fazer um clique no meio do
show… mas ao disparar o flash já vieram uns seguranças pra cima de mim. Ouvi
dizer que a banda agradeceu o Fonseca’s Gang no disco de covers que eles
lançariam depois que retornaram pra Inglaterra, o Through the Looking Glass.
Mas na edição nacional não aparece nenhum agradecimento a eles.
São
Paulo, Olympia.
Em
1995 no final de um dos shows eu e um amigo tentamos passar pelos seguranças
pra ir até o camarim, mas não foi possível. Vimos o Charles Gavin entrando no
camarim, que ficava atrás do palco. Ele, muito sacana, fez um tchauzinho pra
gente. Antes dos shows bebemos muita vodka no bar na esquina próximo ao Olympia
e apenas alguns flashes ficaram registrados na minha memória.
Jackie Sioux:
São
Paulo, Olympia.
Sinceramente,
só lembro mesmo da hora em que a Sioux subiu no palco. E eu consegui
uma baqueta do Budgie no final do show!! Ele jogou as duas e uma delas caiu bem
ao meu lado! Peguei e logo a escondi debaixo do sobretudo que estava vestindo! Gostaria
muito de conhecer quem pegou a outra ... rsrs.
A fã Jackie Sioux, que atualmente reside na capital paulista, teve o privilégio de pegar uma das baquetas do Budgie. |
Luis Lopes:
São Paulo, Palácio de Convenções do Anhembi.
Lembro bem quando a banda Siouxsie and the Banshees veio ao Brasil pela primeira vez em 1986, época em que promoviam o álbum Tinderbox, aquele álbum do hit “Cities in Dust”.
Tocaram em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro, antes de partirem para apresentações em Buenos Aires. A vinda da banda foi um frisson, afinal na época era improvável assistir um grupo de destaque no Brasil, tanto que as duas datas originais em São Paulo ficaram rapidamente esgotadas, levando a 2 shows extras, todos no Palácio das Convenções do Anhembi. Foi o prenúncio de uma era dominada pelo rock inglês, e que abriu o mercado de shows para artistas como PIL, Echo and the Bunnymen, New Order, The Cure, B.A.D., The Mission e diversos outros que começaram a dar as caras por aqui.
Nunca vi nada assim, tão forte, mágico e contagiante. Os Banshees são uma banda única, concentrados e mergulhados em seu som, pungentes em cada nota, riff ou nuance. Siouxsie por si só vale o show, sua voz é diabolicamente angelical, se movimentando por todo palco, marcada pelo ritmo e agressividade das baquetas de Budgie, dos riffs e intervenções inventivas da guitarra de Carruthers, e dos graves de Steve Severin.
O som estava perfeito, mas alto o suficiente para deixar aquele zumbido na cabeça após o show, o palco tinha nas extremidades painéis ilustrados com o logo da banda e do selo Wonderland, e que foram usados em “Happy House” como cenário para bem sacada cena de brigas de marionetes.
Foi uma noite marcada pelos maiores deuses para uma grande e mágica festa! Esse texto é original do meu de 1986 que estava até outro dia perdido num caderno!
Obs 1: Este texto escrito por Luis Lopes foi originalmente publicado no (excelente) site "Vi Shows" que, aliás, é indicado pelo nosso blog: http://www.vishows.com.br/2018/05/27/uma-primavera-siouxsie-sioux-estreia-no-brasil-1986/
Obs 2: Abaixo, você confere alguns registrados fotográficos das passagens da banda pelo Brasil. Infelizmente, não sei de quem é a autoria de todas imagens para dar os devidos créditos, e se alguém souber, essa informação será de grande valia.
Essa foto incrível e única foi registrada por Luca Mesquita. Foi tirada no Olympia, no momento em que Sioux cantava "Red Light". |
Palácio das Convenções (Anhembi/ SP), dezembro de 1986. (Imagem retirada do site "Vi Shows"). |
Palácio das Convenções (Anhembi/ SP), dezembro de 1986. (Imagem retirada do site "Vi Shows). |
Palácio das Convenções (Anhembi/ SP), dezembro de 1986. (Imagem retirada do site "Vi Shows - Créditos: Maurício Valladares). |
Siouxsie Sioux e o baterista Budgie, junto com o músico Charles Gavin, do Titãs. |
Os Banshees curtindo o Rio de Janeiro... |
A banda no camarim, em 1995. |
Esq. para a dir.: Budgie, Siouxsie e Charles Gavin, em 1986. Créditos: Maurício Valladares. |
Nooosssaaaaa, ficou muito legal este blog. Fico feliz de ver e ler tais relatos. Siouxsie é uma eterna diva , uma rainha dark
ResponderExcluirKkkkkkkkk... fiquei mega surpresa com os relatos do Guto. Realmente, tudo isso e um pouco mais aconteceu. Eu era a segunda da fila, qdo ele chegou no Olympia com o Wagner, que a partir daquele show, acabou se tornando meu marido alguns meses após,rsrs
ResponderExcluirEu fui no show do Imperator no Méier,simplesmente um show inesquecível!!
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