Fanzine Brasil

quarta-feira, 8 de maio de 2019

FANZINE ÚLTIMA QUIMERA: VALE A PENA CONHECER

Por Vannucchi

Fanzines são produções gráficas (impressas ou virtuais) que utilizam-se de elementos textuais e imagéticos, geralmente mesclando-os. Caracterizam-se essencialmente por serem produções de cunho independente, ou seja, não mercadológicas e por serem inteiramente planejadas e executadas por entusiastas de um determinado assunto. Desde 2017, o Brasil se destacada pela produção de uma fanzine de grande notoriedade, chamada "Última Quimera". Trata-se de um projeto fundado por Freon (Sad), que é apreciador da subcultura gótica, sendo este o principal foco da revista.


Devemos valorizar e apoiar projetos undergrounds como esse. 
 
A primeira edição da última Quimera foi impressa no primeiro semestre de 2017 e até o início de 2019, foram lançadas oficialmente quatro outras revistas. Há cerca de dois meses atrás, Sad, muito gentilmente, me enviou  todas as edições publicadas. Fiquei simplesmente surpresa com a qualidade das fanzines, pois todas as edições são muito bem elaboradas. De maneira geral, elas se destacam tanto na forma quanto no conteúdo: a parte gráfica é muito bem estruturada e conta com uma excelente disposição dos componentes gráficos. Nesse ponto, é válido citar que as imagens das capas das quatro edições publicadas até o momento, são são bastante originais e atrativas. O conteúdo, por sua vez, é bem diversificado e sempre carrega um pano de fundo reflexivo, que convida o leitor a examinar de maneira crítica os assuntos abordados. Os textos costumam estabelecer profundas e instigantes analogias entre o universo gótico e certos aspectos que fazem parte de nossas vidas. Somado aos textos de cunho mais reflexivo, encontram-se também entrevistas e matérias sobre lojas e casas de show que se destacam no universo gótico. Alguns dos temas explorados nas edições já lançadas, são: o feminino e o gótico, a cor preta nas subculturas, a relevância da maquiagem na subcultura gótico, a questão do consumismo nessa cultuara, entre outras abordagens muito interessantes.   

A próxima edição deverá ser lançada no próximo semestre, embora não seja possível estabelecer um prazo certeiro para isso. Devemos valorizar e apoiar projetos undergrounds como esse. A Última Quimera é uma fanzine diferenciada que oferece textos com informações culturais e históricas, além de sempre dispor aos leitores valiosas propostas reflexivas. A revista é distribuída gratuitamente, embora Sad aceite colaborações financeiras para investir em custos das etapas de produção da fanzine. Nosso site, definitivamente indica esse autêntico e admirável projeto underground. Adquira seus exemplares e apoie a cena underground brasileira. 

Acesse, conheça e siga a página oficial da fanzine:
https://www.facebook.com/ultimaquimerazine/

0 comentários:

Postar um comentário

TwitterFacebookRSS FeedEmail