Fanzine Brasil

quinta-feira, 10 de junho de 2021

THE MUMMIES: UMA LENDA... VIDA (?)

 Por: Camilo Alves Nascimento

Existem bandas de rock, e existem lendas. O The Mummies é uma lenda do rock. Eles surgiram em 1988, na cidade de San Bruno, com Larry Winther na guitarra, Maz Kattuah no baixo, Trent Ruane nos teclados e tocando sax e Russell como baterista. A principal marca da banda era o fato de todos os integrantes tocarem vestidos de múmias e, devido a isso, um clima de mistério fez parte do grupo, já que ninguém sabia quem eram os integrantes. O que se sabia, porém, é que eles tocavam em troca de cerveja e gasolina e criaram o slogan “Fuck CDs”. 

Avesso a tudo que é tecnologia e ao sucesso, sumiram dos palcos e do cenário musical desde 1994. Dizem que os integrantes da banda tinham feito um pacto entre eles, segundo o qual assim que uma grande gravadora oferecesse um contrato, eles acabariam com o grupo. E foi o que aconteceu...

 

O The Mummies surgiu em 1988 e lançou apenas um álbum de estúdio.
 

O The Mummies ficou conhecido por gravar vários singles, sempre usando em seus lançamentos o formato de disco de vinil em pleno ápice do CD, demonstrando o quanto a banda odiava o MP3 e qualquer coisa que fosse digital. Seu único álbum ao vivo foi gravado durante uma festa na casa do guitarrista. Assim que fecharam o tão famigerado acordo com a gravadora e devido às pressões da mesma para lançarem um álbum e deixarem os singles do lado, a reação não poderia ser outra: pegaram todos os singles, um gravador e um toca-discos e, num admirável ato de rebeldia, eles próprios gravaram a reprodução dos seus singles e enviaram para a gravadora, dando origem à compilação “The Mummies: Play Their Own Records! (1992)”.

 

O The Mummies é uma daquelas bandas admiradas pelos fanáticos por rock

 

Misturando um som sujo, curto e pesado, criando um mix de pós-punk, garage e cultura trash, eles denominam seu estilo como “budget rock".

Em 2002, a gravadora quis relançar em CD uma coletânea com suas músicas, e a banda aceitou a proposta, mas não digitalizou o som e o deixou pior ainda. Nessa mesma época, no site oficial do grupo, havia um comunicado dizendo, entre outras coisas: "Ok, não iremos mentir pra vocês, nós precisamos de dinheiro...”. 

O The Mummies é uma daquelas bandas admiradas pelos fanáticos por rock, uma das lendas que fazem o rock ter mais sentido.

 

Uma das bandas mais autênticas da história do rock and roll


 

0 comentários:

Postar um comentário

TwitterFacebookRSS FeedEmail