Fanzine Brasil

domingo, 20 de junho de 2021

RÁDIOS UNDERGROUND: SINTONIZE ESSA IDEIA

Por: Juliana Vannucchi

O Fanzine Brasil, honrosamente, costuma abrir suas portas para diversos músicos, bandas, desenhistas e pintores que compõem a vasta cena underground de nosso país. Hoje, no entanto, o protagonista do site é outro. Estamos aqui para falar sobre as rádios independentes que, aliás, lembremos, são um meio de comunicação simplesmente indispensável e de imenso valor para que o universo underground possa, alguma maneira, poder se sustentar.

A internet inovou as relações humanas e as formas de comunicação em vários aspectos. Uma das mudanças causadas por ela foi que, a partir das diversas ferramentas que disponibiliza, ela permitiu, por exemplo, que o DIY fosse, mais do que nunca, praticado a partir de um leque de possibilidades. Fanzines, álbuns, filmes e várias outras produções autorais se inventaram e se reinventaram nas redes. Ademais, a maior parte dos meios de comunicação mais tradicionais e conhecidos do mundo também migrou para a internet. Dentre esses meios, encontram-se as rádios e, nesse caso, tanto as mais populares quanto as underground - ou independentes, sempre inspiradas no DIY - podem ser encontradas no mundo virtual.

Existem inúmeras web rádios desse gênero que contribuem imensamente para a disseminação da cultura, além de oferecerem espaço e oportunidades para bandas autorais. É importante dizer que elas, de maneira geral, oferecem conteúdos mais enriquecedores do que as rádios grandes e tracionais que, embora tenham seus respectivos valores, estão sempre, de uma maneira ou de outra, atreladas a necessidades e imposições mercadológicas que certamente acabam por colocar limites e regras em muitas iniciativas. A submissão à indústria trava a autonomia. Esse tipo de limitação, contudo, não é um aspecto presente nas alternativas que, embora possam ter suas dificuldades, carregam a liberdade e autogestão como principais elementos constituintes. Em relação aos aspectos que destacam as rádios alternativas das tradicionais, Nilton Vieira, da Rádio Alternativa Rock, reflete: “A principal diferença nossa de uma rádio tradicional é a coragem em colocar para tocar novos sons e novas bandas. As rádios tradicionais, além do medo,  sentem-se inseguras e por isso ficam sempre com a receita de tocar clássicos apenas para não perderem ouvintes e patrocinadores. Nunca trocam o certo pelo “duvidoso”, não saem da zona de conforto. Outra diferença é o amor pela música, pelo rock, as pesquisas que fazemos, sempre procurando algo novo que pode ser revolucionário, surpreendente como foi em épocas passadas. As tradicionais só se preocupam com dinheiro. A liberdade também é outra diferença em relação às tradicionais. Não temos liberdade desorganizada, monta-se um padrão e aí de forma muito organizada fazemos uso da liberdade criativa, da coragem e do novo. Criar, inovar, ousar por aqui é requisito básico. Já nas FMs, esses requisitos podem inclusive atrapalhar o profissional, como já comentei anteriormente, devido ao medo de deixar de ganhar dinheiro, apostando em algo que não é certo “ainda”. Monta-se pelos “velhos” profissionais, principalmente pelos diretores das rádios, esse padrão das FMs errôneo para os dias de hoje e que acabam passando para as próximas gerações de profissionais”.

É também válido destacar que há uma importância imensa na união entre as web rádios. O mutualismo é fortalecedor para toda a cena underground. Sobre esse apoio conjunto, Ricardo Drago, da Mutante Rádio, comenta: “Somos web rádios muito pequenas, mas juntas somos gigantes, podemos fazer muito, temos muitos parceiros em web rádios, trocamos programas, é algo que não tem mais volta, as web rádios vieram para ficar e ampliar a boa música”. Em relação a essa mesma questão, Yuri Braule, criador da web rádio Rock no Pinheiro, declarou ao nosso site: “Acredito que uma cena unida é capaz de tudo, daí a importância que as bandas independentes se unam cada vez mais. A partir do momento em que bandas se unem, públicos se unem e, quanto mais os públicos se unem para conhecer e apoiar bandas novas, mais a cena cresce e fica melhor.

Selecionamos cinco web rádios que adoramos e que indicamos aos nossos leitores. Confira nossa lista, siga as rádios nas redes sociais, escute a programação e apoie esses projetos autorais! 

Rádio Alternativa Rock:

A Rádio Alternativa Rock surgiu em 2015, justamente para fugir da mesmice da maioria das outras rádios rock que só tocavam as mesmas bandas, mesmos sons, sem pensar no futuro do rock, numa renovação necessária para o estilo. Nossa ideia inicial era preencher 50% da programação com músicas de bandas novas, autorais e independentes para incentivar os ouvintes a conhecerem novas bandas e sons. Hoje estamos com 80% da programação só com bandas independentes, o que mostra que a cena independente tem crescido muito, e o mais importante, com muita qualidade e competência. Sons cada vez mais de primeira qualidade e que poderiam tranquilamente tocar em qualquer rádio. 
 
 

Acesse: https://www.radioalternativarock.com/

Web Rádio Resistência:
 
A Web Rádio Resistência tem o intuito de divulgar produções fonográficas brasileiras. É gerenciada pelo "Coletivo Resistência Sobral - CE", que marca presença também no YouTube e no Spotify, utilizando essas duas plataformas para apoiar bandas nacionais e disseminar cultura. A WRR recebe materiais de bandas independentes e possui uma programação rica e diversificada. 
 


Acesse: https://heylink.me/resistencia/

Mutante Rádio:


A Mutante Rádio nasceu em abril de 2016, são cinco anos tocando música independente / alternativa / underground. A Mutante é um grupo de amigos que foi se ampliando, um convidando o outro, e hoje é realmente uma grande família. Seus programas abrangem quase todos os gêneros, do metal ao ska, do indie ao punk rock, do folk ao mais obscuro underground!
 
Somos mais de 100 Mutantes, espalhados pelo Brasil todo. Temos Mutante em Londres, em Portugal, em Buenos Aires e na Alemanha. Tentamos ser um espaço onde aquela banda que gravou sua primeira canção sabe que vai ser ouvida. Temos uma série de programas chamada DEZGOVERNADOZ, que vai ao ar todos os dias, de segunda a segunda, tocando só música independente / alternativa / underground. Para sua música tocar nesse programa, é só enviar um e-mail com sua MP3, teremos o maior prazer em tocar suas canções. Nossa visão de web rádios é a mais simples possível, se você estiver ouvindo a Mutante, se você estiver ouvindo a Frida Rock de Porto Alegre, a Resistência do Interior do Ceará ou ouvindo a Indie Go, nossa parceira na Argentina, você indiretamente vai estar ouvindo a Mutante e vice-versa. Para nós, se você ouve uma web rádio, você está ajudando a transformar cada vez mais a música em algo incrivelmente democrático, principalmente nos dias de hoje.
 
 
Acesse: https://www.mutanteradio.com/
 


Rock no Pinheiro:

O Rock no Pinheiro foi fundado no dia 13 de janeiro de 2020 e a princípio começou como um projeto de TCC na pós-graduação de Jornalismo 4.0. O intuito foi falar sobre o rock em Curitiba e Região Metropolitana através das redes sociais e de seu podcast, dando assim uma visibilidade para o gênero na região.
 
Após a apresentação final e a grata surpresa do projeto ter recebido nota 10 na banca, o Rock no Pinheiro seguiu adiante, sempre trazendo os "pinheiristas" junto consigo e buscando falar sobre os shows (quando havia), as lives, os lançamentos e tudo que envolvesse o rock na região. Além disso, com o nosso podcast, podemos entrevistar diversos artistas, donos de bares, produtores, imprensa e fãs para falar sobre o contexto do rock em vários assuntos, como as mídias voltadas para o gênero, a perspectiva das bandas e o que mudou no meio musical com essa pandemia.

Em outubro de 2020, o Rock no Pinheiro recebeu o convite da Gralha azul FM para trazer o primeiro programa de rádio voltado para o rock na história de Araucária/PR, estreando assim no dia 26 do mesmo mês.

Agora, o Rock no Pinheiro é um programa que acontece de segunda a sexta, das 22h às 0h, na 87,9 FM de Araucária e também sendo transmitido em gralhaazulfm.com.br e no aplicativo para Android da Gralha azul FM.

Em nossa programação, trazemos notícias voltadas para o rock, os principais lançamentos e entrevistas com diversos músicos e bandas, além de dedicar pelo menos um terço da programação do dia para o rock independente, conhecido no programa como "bandas pinheiristas".
 
 

 Acesse: https://linktr.ee/rocknopinheiro


Nosso Rock:
 

O Nosso Rock é um projeto universitário que visa apoiar, valorizar e dar voz à cena underground nacional. Muito além de abrir espaço para as bandas do cenário underground, o programa propõe um bate-papo sobre temas importantes desse local. Cada episódio conta com um tema para debate, assim, os artistas que participam podem expor suas ideias e, dessa forma, ajudar na construção de uma cena melhor e igualitária.


Acesse: https://www.uninter.com/radioweb/
 


Um comentário:

  1. As rádios independentes são fundamentais na vida das bandas alternativas, sem elas estaríamos sem voz no mundo a fora, excelente reportagem e excelenteeeeee rádios citados, nos dá She is Dead apoiamos o Fanzine Brasil e rádios independentes no mundo a fora

    ResponderExcluir

TwitterFacebookRSS FeedEmail