Fanzine Brasil

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

RELIGIÃO, MODA E PUNK ROCK: UM POUCO MAIS SOBRE SIOUXSIE SIOUX

 Por Juliana Vannucchi

O Fanzine Brasil traz hoje a primeira lista de 2021. E para essa estreia escolhemos um tema que nossos leitores adoram: Siouxsie Sioux. Fizemos uma pesquisa sobre a lendária vocalista inglesa e elencamos alguns fatos bem curiosos sobre ela! Confira, compartilhe e deixe seu comentário!

UM POUCO MAIS SOBRE O GOSTO MUSICAL DE SIOUXSIE SIOUX: 

Uma vez, em outra lista do nosso site, citamos algumas das principais influências musicais de Siouxsie Sioux e mencionamos algumas bandas das quais ela gosta. Hoje, porém, faremos o contrário, e nesse primeiro tópico contaremos aos leitores o nome de um grupo que ela detesta com todas as forças!

Numa entrevista do início da década de noventa, Siouxsie declarou que odeia Genesis, banda à qual já dirigiu as seguintes palavras: “Eu os desprezo. Eu odeio a afabilidade deles, apenas aqueles caras comuns... o ... Eu odeio a música deles. Eu odeio como eles se colocam. Acho que deveriam ser (ela olha em volta em busca de uma punição adequada) ... queimados”.  Na sequência da entrevista em que fez essa observação, também disse que nunca conheceu os membros do Genesis e que não gostaria de conhecê-los.

"Não é que eu tenha qualquer intenção de criar um novo visual que seja memorável. Eu simplesmente me canso das coisas".

SID VICIOUS E OS PISTOLS: 

Sabemos que os Banshees emergiram durante a eclosão do punk rock inglês e que seu destino se cruzou com o dos membros do Sex Pistols. Siouxsie foi uma das tantas pessoas da cena londrina que tiveram o privilégio de conhecer pessoalmente uma das figuras mais caricatas da história do Rock And Roll: Sid Vicious. A esse respeito, numa entrevista concedida a David Cavanagh em 1992, a vocalista e cofundadora dos Banshees disse que havia um Sid antes do Sex Pistols e um depois. Sugeriu que ele mudou muito. Disse que antes de ele se juntar ao grupo punk, tinha um grande senso de humor. Mas na mesma entrevista em que teceu esse elogio, complementou: “Eu provavelmente não seria capaz de continuar com ele (após os Pistols). Pelo que ouvi, ele mudou muito. Eu o vi uma vez e quase não o reconheci. Ele simplesmente se foi. Ele deixou o planeta”.

Na mesma ocasião, Sioux foi questionada a respeito das bandas punks que admirava e respondeu de maneira segura: “De várias da América, como The Cramps. Suicide, Iggy mesmo naquela época. E os primórdios do Wire. Provavelmente há muito mais”.

Na sequência, foi questionada sobre três grandes bandas ingleses: Pistols, The Clash e The Damned. A essa pergunta, respondeu com certo tom de sarcasmo: “Oh, os caricatos. Bem, os Pistols foram muito importantes para mim, mas isso foi antes de eles assinarem e lançarem um disco. Foi o fato de ir aos shows que me afetou. Nunca toquei Pistols desde então. Eu nunca quis”.

MODA:

Siouxsie Sioux é constantemente lembrada pelo seu visual excêntrico e muito original. A cantora, em mais de uma ocasião, já comentou que suas vestimentas eram escolhidas de maneira espontânea. Numa entrevista realizada no início dos anos 90, a vocalista comentou esse fato e também, como de costume, lamentou-se por ter sido associada ao universo gótico, ao qual ela já disse inúmeras vezes que não pertence: “Não é que eu tenha qualquer intenção de criar um novo visual que seja memorável. Eu simplesmente me canso das coisas mais rápido do que a maioria das pessoas e, muitas vezes, sinto vontade de ser contrária, apenas porque alguém tem que ser. É bom que algumas coisas sejam lembradas. Outras vezes, é irritante. A Siouxsie com cabelo espetado e botas de couro preto na coxa tornou-se uma espécie de ícone. Obviamente, esse visual influenciou garotas e garotos que formaram bandas e, infelizmente, se tornou gótico”.

 

"A Siouxsie com cabelo espetado e botas de couro preto na coxa tornou-se uma espécie de ícone. Obviamente, esse visual influenciou garotas e garotos que formaram bandas e, infelizmente, se tornou gótico".

SIOUX TOCA GUITARRA?

Siouxsie confessou, numa entrevista concedida no ano de 1992, que começou a se sentir uma cantora de verdade somente na época em que o álbum Kaleidoscope foi lançado – isto é, em 1980. Foi um momento especial e que representou um notável amadurecimento para ela. Nesse mesmo período, Sioux aprendeu a tocar guitarra. A vocalista dos  Banshees comentou sobre essa experiência: “Eu aprendi o básico de guitarra e comecei a compor na guitarra. Não sou uma guitarrista solo e nem nada do tipo, mas eu aprendi como uma música deve soar. Às vezes, ainda fico frustrada com a minha falta de habilidade, mas é muito rápido quando você compõe algo na guitarra - há um certo imediatismo que você não percebe quando compõe algo no teclado”.

UMA VISÃO CRÍTICA SOBRE A IGREJA E SOBRE A RELIGIÃO:

Vejamos agora, para encerrar nossa lista, algumas palavras e reflexões de Siouxsie Sioux a respeito das religiões “Quando estou numa igreja, sinto-me muito religiosa, mas acho que a religião foi desgraçada através dos tempos. Eu vou mais pelo lado do simbolismo dela do que por sua realidade. A religião se tornou tão politizada que atualmente ela parece ser uma intenção do homem em assustar as pessoas para que elas se comportem. A religião é sempre usada como uma ameaça ou um poder - eu conheço muitas pessoas que tiveram uma educação católica que ainda têm um medo ao invés de um amor a Deus”. Mas apesar dessa perspectiva mais crítica, Sioux declarou: “Mas ainda tenho uma crença provinda da infância nas igrejas, devido a sua beleza e tranquilidade. Num dia de calor, você pode ir à igreja, ela é um ambiente maravilhosamente fresco. Tem janelas lindas e às vezes cascatas de flores e é lindo."

 

"A religião é sempre usada como uma ameaça ou um poder (...)"


Referências:

http://www.thebansheesandothercreatures.co.uk

0 comentários:

Postar um comentário

TwitterFacebookRSS FeedEmail