Fanzine Brasil

sábado, 22 de junho de 2019

O REI DO GLITER E SEU ÁLBUM MAIS ICÔNICO

Por: Juliana Vannucchi


O The Slider, lançado em 1972, ao lado do Electric Warrior, pode, certamente, ser considerado o melhor álbum de estúdio do T-Rex. Este foi o trabalho mais comercial da banda, no qual se encontram os famosos hits “Telegram Sam” e “Metal Guru”. Para se ter uma ideia do sucesso e popularidade do The Slider, é válido citar que foram vendidas cem mil cópias em apenas quatro dias.



Nos “bastidores” do álbum, encontra-se o produtor Toni Visconti, que já trabalhou com grandes músicos e bandas, tal como David Bowie, Sparks, Thin Lizzy e Morrisey. O The Slider, de maneira geral, esbanja qualidade do início ao fim. Sua aura Glam transpõe o estado espiritual entusiasmado e criativo do genial Marc Bolan, frontman da banda, que foi um dos compositores mais diferenciados e inusitados do Rock And Roll. Podemos afirmar que o álbum é uma obra-prima visionária e é um dos mais ilustres representantes do Glam Rock, gênero musical que se popularizou principalmente ao longo da década de setenta. Suas faixas são profundamente tocantes, por vezes, introspectivas, sendo assim, capazes de dialogar e provocar os sentimentos do ouvinte. Entretanto, na mesma medida em que dialogam com os sentimentos, também são empolgantes e capazes de fazer qualquer um chacoalhar a cabeça e tirar os pés do chão. Por fim, este é um álbum singular e incomparável que proporciona um deslumbre existencial vigoroso e extasiante. Além do aspecto musical, é importante lembrarmos que Marc Bolan, através deste trabalho, sacudiu a Europa com seu visual extravagante, marcado especialmente por trajes coloridos, pela presença de ornamentos com glitter, pelo uso botas brilhantes e, claro, pelo constante uso de uma cartola que, inclusive, se tornou sua marca. O músico já era popular desde os trabalhos realizados antes do The Slider, mas foi esse álbum que o tornou definitivamente lendário, respeitado e inesquecível. A título de curiosidade, saiba-se que a fotografia presente na capa do álbum foi tirada por ninguém mais, ninguém menos, do que Ringo Star, que nutria uma forte amizade com Bolan.

Johnny Marr já chegou a afirmar que o The Slider foi de grande importância para sua carreira musical e também comentou que a faixa “Metal Guru” mudou sua vida. Gary Numan e Siouxsie Sioux também já declaram o quanto esse álbum os influenciou e, claro, sabemos que muitos outros músicos e bandas o tiveram e o terão como fonte de inspiração, afinal, o The Slider é simplesmente atemporal.


0 comentários:

Postar um comentário

TwitterFacebookRSS FeedEmail