Fanzine Brasil

terça-feira, 2 de agosto de 2022

THE ONLY ONES: VALE A PENA CONHECER A LENDÁRIA BANDA DE PETER PERRETT

Por Juliana Vannucchi

A década de setenta foi um período de efervescência para o rock e, tanto no Reino Unido quanto nos Estados Unidos, esse gênero musical passava por grandes transformações estéticas. Na época, o protopunk estava consolidado e inspirava o nascimento do punk rock. Inúmeras bandas qualificadas surgiram nesse período, e uma delas foi a icônica The Only Ones, surgida em Londres, no ano de 1976 e composta por Peter Perrett, Alan Mair, John Perry e Mike Kellie.

O primeiro álbum do grupo veio à tona em 1978 e contava com a faixa "Another Girl, Another Planet", um dos maiores clássicos dessa década e maior sucesso da história do The Only Ones. Posteriormente, a banda lançou apenas duas outras gravações de estúdio, separando-se em 1982 e se reunindo brevemente apenas em 2007. De modo geral, o The Only Ones não teve nem uma década de existência, porém, esse breve tempo de atividade foi suficiente para que o quarteto cravasse seu nome na história do rock. Ademais, a sonoridade que produziram era dinâmica e muito distinta daquilo que o mercado londrino consumia – tanto no que diz respeito ao punk quanto em relação ao pós-punk. Isso talvez tenha os ofuscado um pouco e certamente eles não interessavam tanto à grande indústria e aos meios de comunicação. De qualquer forma, obtiveram sucesso e chegaram, inclusive, a fazer algum sucesso no Brasil, onde são conhecidos pelos fãs de rock alternativo e pelos amantes do punk rock.

 

Peter Perrett é um dos grandes nomes dos anos setenta
 

Peter Perrett, vocalista, compositor e virtuoso guitarrista, merece aqui uma atenção especial: ele é reconhecido como um dos nomes mais influentes e originais dos anos setenta. Linhas de guitarra que exploram texturas diversificadas mesclam-se com sua voz rouca, diferenciada, apaixonante e poética, que lança uma espécie de feitiço no ouvinte: uma vez que você escuta o timbre da voz de Perrett, você se torna refém dela para sempre. Depois que o The Only Ones se separou, Perrett aventurou-se no grupo The One durante os anos noventa, embora esse projeto musical não tenha emplacado. Bem mais tarde, em 2017, lançou seu primeiro álbum solo, "How The West Was Won", e depois o "Humanworld", duas obras de arte primorosas em todos os aspectos possíveis. Aliás, muitos indagam se o rock ainda vive. Se você tem dúvidas em relação a isso, simplesmente escute os dois discos solos de Perrett e navegue pelo legado deste grande artista inglês que são muito originais e resgatam com maestria a aura do rock setentista.  

 


 




0 comentários:

Postar um comentário

TwitterFacebookRSS FeedEmail