Fanzine Brasil

segunda-feira, 23 de maio de 2022

JOAN JETT: A RAINHA DO ROCK AND ROLL

     Por Juliana Vannucchi

Nascida em 1958, na cidade de Wynnewood, Joan Marie Larkin, artisticamente conhecida como Joan Jett, tornou-se uma das maiores lendas do Rock And Roll. 

Pertencente a uma família protestante, Jett era a mais velha de três irmãos e era filha de um vendedor de seguros e de uma secretária. Aos 13 anos, ganhou seu primeiro violão como presente de Natal e logo começou a fazer aulas. Porém, foi desencorajada por seu professor, que disse que mulheres não tocavam Rock And Roll. Com essa mesma idade, mudou-se para Los Angeles, cidade na qual recebeu muita influência do Glam Rock e onde encontrou a música como refúgio para a dor causada pelo divórcio de seus pais. Antes de seguir a carreira musical, Jett chegou a trabalhar num refeitório que, de acordo com ela, servia comida para algumas pessoas que eram muito desagradáveis. E certa vez chegou a confessar que se não tivesse sido cantora, gostaria de ter sido astronauta, arqueóloga ou atriz. Mas, para a nossa felicidade, o destino a levou aos trilhos do Rock And Roll. Aos 15 anos, Joan Jett formou a banda The Runaways, que enfrentou muito preconceito por ser composta apenas por mulheres. Segundo Jett, isso ocorreu principalmente pelo fato de, naquela época, as atividades do meio musical serem feitas, em sua maioria, por homens.  A cantora chegou até a declarar que seria certo atribuir as mesmas vagas às mulheres. Além de o grupo ter convivido com atitudes machistas, as integrantes eram constantemente encaradas como entretenimento sexual. A esse respeito, Jett chegou a declarar: “Com as Runaways, eu fiz questão de não enfatizar a sexualidade (...) Faça seu trabalho, toque sua música. “As pessoas vão pensar que isso é sexy”. Os preconceitos enfrentados foram muitos, pois naquela época o mundo simplesmente não estava pronto para encarar garotas portando instrumentos musicais em cima de um palco. Soava como algo vulgar, desafiador e inapropriado. 

 

(...) uma mulher livre e diferenciada, sempre em guerra com o conservadorismo machista que esteve presente no início de sua trajetória.
 

Há um fato muito curioso por trás do maior sucesso da carreira de Joan Jett: certa vez, ela sugeriu que o grupo gravasse uma versão cover da música "I Love Rock And Roll", originalmente gravada pela banda britânica Arrows. Contudo, as meninas do The Runnaways rejeitaram a ideia. Mais tarde, quando a banda rompeu e Jett iniciou sua carreira solo, ela gravou sem sucesso uma versão com Paul Cook e Steve Jones, dois integrantes do Sex Pistols. Em 1980, tentou lançar seu primeiro álbum solo, mas a produção foi recusada por mais de vinte gravadoras. Isso fez com que a ex-Runnaways criasse sua própria gravadora, chamada Blackheart Records – com isso, aliás, ela se tornou a primeira mulher a criar uma gravadora própria. Ainda em 1980, formou a banda “Joan Jett And The Blackhearts” e, em 1982, lançou a vigorosa e lendária versão da faixa do Arrows, que se tornou um clássico atemporal do Rock. 

Jett se tornou um mito. É uma das mulheres mais elogiáveis do meio musical e, desde os primeiros passos, teve uma carreira próspera, sendo uma mulher livre e diferenciada, sempre em guerra com o conservadorismo machista que esteve presente no início de sua trajetória. Símbolo de resistência, sobreviveu a muitos golpes e venceu preconceitos para se firmar na cena musical e, devido a todas essas lutas e a muita determinação, tornou-se um símbolo de inspiração para inúmeras mulheres. Certa vez, numa entrevista concedida ao The New York Times, foi questionada sobre ser feminista. Jett refletiu a esse respeito: “Não sei se me considero feminista. Esses rótulos realmente não parecem completos para mim. A definição de feminismo de cada pessoa é diferente. Se feminismo significa ser igual e ser capaz de fazer tudo o que você definir em sua mente, então sim. Isso não deve ser baseado em seu gênero”.  

Joan Jett se tornou vegetariana no início dos anos oitenta e hoje em dia se considera quase vegana. Já declarou que ama animais e disse à Rolling Stones que se ela se aposentasse do meio musical, gostaria de trabalhar em algum abrigo. Atualmente, em seu tempo livre, ela cozinha, surfa na praia, assiste à televisão, cuida de seus dois gatos e praticamente não ingere bebidas alcoólicas. 

Referências:

https://www.nme.com/features/music-interviews/joan-jett-interview-band-asks-thats-close-can-maybe-get-kurt-giving-thumbs-2393506

https://www.rollingstone.com/music/music-news/joan-jett-built-to-rock-128185/
https://en.wikipedia.org/wiki/Joan_Jett

https://www.nytimes.com/2018/09/27/movies/joan-jett-bad-reputation-documentary.html

https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2020/nov/14/joan-jett-interview-brush-with-the-law-got-arrested-on-tour

0 comentários:

Postar um comentário

TwitterFacebookRSS FeedEmail