Fanzine Brasil

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

10 FILMES PARA QUEM GOSTA DE ROCK AND ROLL:

Por: Vannucchi

Caros leitores, sejam bem-vindos a mais uma lista do nosso site. Dessa vez, selecionamos 10 filmes que, de alguma forma, ilustram  parte da história do Rock And Roll. Felizmente caberiam mais títulos aqui, já que há outras produções dignas de destaque, mas embora não tenha sido uma tarefa fácil, escolhemos apenas dez. Confira e deixe seu comentário.

1. Escola de Rock: 

Um filme que apresenta o Rock And Roll em sua essência: a liberdade. E essa liberdade em todos os sentidos, seja filosófica, seja social, no ritmo, letra ou melodia. Literalmente, uma lição sobre qual é o sentido do Rock And Roll. 

2. O Garoto de Liverpool: 

Filme biográfico de um dos maiores ícones (se não o maior) de toda a história do Rock: John Lennon. Narra sua infância e juventude, e oferece ao espectador um mergulho pela vida do músico. A história é bem conduzida e de maneira geral, o longa é bem agradável.

3. The Doors: 

Com uma atuação brilhante de Val Kilmer, o filme explora a história do The Doors, focando na vida do vocalista Jim Morrison. A produção é excelente em sua totalidade, contanto com ótima condução do parte do diretor do filme, um roteiro baseado em depoimentos de músicos da banda e nas biografias do The Doors, e grandes atuações. Uma viagem alucinante pela vida do alucinado Jim Morrison. No entanto, é preciso mencionar que Ray Manzarek, um dos membros da banda, não ficou nada satisfeito com o longa e o criticou negativamente.

Cena do filme The Doors.

 4. Tommy: 

Uma produção psicodélica e imensamente criativa baseada em “Tommy”, ópera Rock da banda The Who. O álbum é uma das obras mais aclamadas e reconhecidas do Rock And Roll. O filme conta com a participação de importantes nomes da música como Tina Turner, Eric Clpaton e Roger Daltrey, vocalista do The Who. 

5. The Runaways: 

Filme de 2010 que retrata a trajetória da mias popular banda de Rock composta por mulheres. Compreender a história desse grupo, e compreender parte de todo o fenômeno que foi o Rock, pois o reconhecimento e as conquistas da banda foram marcantes. 

6. Rock Of Ages: 

Uma combinação irresistível que une um excelente elenco com grandes músicas de Rock. A trilha sonora conta com músicas de Bom Jovi, Skid Row, Def Leppard, Poison, e entre outros. Uma experiência imperdível para quem aprecia Rock And Roll. 

7. All Is By My Side: 

Produção que explora a vida de Jimi Hendrix. Se passa no final da década de 60. Dirigido por John Ridley, mesmo diretor de “12 Anos de Escravidão”. 

7. Detroit Rock City: 

O que um fã do KISS não faria para assisti-los? Quer dizer, estamos falando do KISS, uma das bandas mais primorosas do Rock And Roll. Muitos fãs fariam qualquer loucura para vê-los! E o filme retrada exatamente isso, a jornada de quatro garotos fãs da banda que abrem mão de tudo para curtir o bom Rock And Roll dos gênios do KISS. A trilha sonora do filme é composta por músicas de bandas clássicas de Rock, tal como Thin Lizzy, ACDC, Van Halen, Sweet e outras - é uma maravilha à parte!

Cena de Detroit Rock City. O filme tem uma trilha sonora espetacular.

 8. Sid & Nancy: 

Apesar do pouco tempo de sucesso e de um período de vida curto, Sid Vicious deu o que falar. O sucesso meteórico do Sex Pistols, elevou a vida do músico e o tornou um dos nomes mais conhecidos do Rock And Roll. Esse filme britânico da década de oitenta mostra o cenário Punk da Inglaterra, liderado por Vicious, e mostra sua relação com a groupie Nancy Spungen. É baseado em fatos reais. 

9. Os Reis do iê iê iê: 

Um dos filmes mais clássicos sobre os Beatles, e que é estrelado pelos próprios músicos. Foi premiado no BAFTA e no Oscar. Vale a pena colocar na lista e conferir. Divertido e alegre, tal qual são os The Beatles. 

10. Velvet Goldmine: 

O longa retrata o movimento Glam Rock, através de uma notável produção e de um roteiro repleto de reviravoltas, e de muita purpurina. Mostra também o cenário social no qual o gênero musical em questão se inseriu. A trilha sonora carrega canções de bandas como T-Rex, Roxy Music e Iggy Pop. 

*Texto anteriormente publicado no site Cinema de Buteco (www.cinemadebuteco.com.br).

0 comentários:

Postar um comentário

TwitterFacebookRSS FeedEmail