Fanzine Brasil

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

LEAVE HOME - RAMONES:

Por: Vannucchi



O Leave Home sempre será um dos melhores álbuns do Punk Rock e, certamente, um dos que mais marcou minha vida. Não que ele esteja entre os meus favoritos de todos os tempos, mas com certeza está na lista de discos que marcam minha trajetória. O álbum foi lançado justamente em 1977, o célebre ano que marcou a história do Punk Rock e durante o qual o mundo foi maravilhosamente bombardeado com o surgimento de grandes bandas, álbuns e singles, que se tornaram inesquecíveis e hoje em dia são verdadeiros clássicos.
 
Particularmente, vejo o Leave Home como o melhor trabalho da ampla e elogiável discografia dos Ramones. É um álbum que em sua totalidade é muito enérgico e contagiante, carregando em si, dessa forma, a própria essência da banda, que é marcada pela velocidade, por uma dosagem de provocação, de alegria, de canções muito curtas e uma sonoridade que, em geral, é simplesmente devastadora. É difícil escolher qual é a melhor música do Leave Home, porque todas elas são incríveis, e o álbum, como um todo foi um grande acerto dos Ramones. Gosto e recomendo especialmente  as icônicas faixas "Gimme Gimme Shock Treatment", "Suzy Is a Headbanger" e "Pinhead", pois todas essas se tornaram clássicos atemporais do Punk Rock. Além dessas, faço questão de citar "California Sun", que foi uma das primeiras músicas do Ramones que eu conheci e pela qual me apaixonei logo de cara!! Aliás, falando sobre as faixas que compõe o Leave Home, acho válido mencionar, a título de curiosidade, que devido ao conteúdo de sua letra, a canção "Carbona Not Glue" é uma das músicas mais polêmicas da carreira da banda. Aliás, os Ramones, assim como outras bandas que compõe o universo do Punk Rock, escreveram letras de teor bastante ousado e ácido, embora também tenham lançado faixas cujo conteúdo é mais sentimental.  
 
Por fim, certamente posso afirmar que o Leave Home garante boas chacoalhadas de cabeça, e é uma das maiores pérolas da história do Rock And Roll. Depois de escutá-lo, fica difícil não gostar, ao menos um pouquinho do Ramones. Acredito que esse álbum, por si, já valeria a carreira inteira dos Ramones... mas felizmente, eles nos deixaram outros legados de notável qualidade!


1977 foi um ano especial para o Punk Rock e os Ramones contribuíram para isso.

0 comentários:

Postar um comentário

TwitterFacebookRSS FeedEmail