Fanzine Brasil

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

VALE A PENA CONTINUAR SONHANDO

 Por Vannucchi

A última semana de 2020 finalmente começou. Estamos nos despedindo de um ano trágico e anômalo. O Fanzine Brasil sempre acreditou que, mediante tanta turbulência, a música esteve presente para alimentar esperanças, motivar consciências, anular o sofrimento (ainda que de maneira momentânea) e preencher espaços vazios. Precisamos de música - talvez mais do que nunca. E por isso, felizmente, essa reta final de 2020 começou muito bem, pois nessa segunda-feira, dia 28 de dezembro, foi divulgado o tão esperado EP “Sonhos Doces”, lançado pelo Quântico Romance.

No decorrer da pandemia da Covid-19, o QR permaneceu ativo, participando de três lives (Isolation Festival do Fanzine Brasil, Paranoia Musique Sessions e Caxias Music Festival) e dando sequência a um trabalho para produções que devem ser lançadas ao longo do próximo ano. Em meio a essas tantas atividades, o EP Sonhos Doces foi ganhou vida. Na faixa homônima, Karlos Junior buscou reproduzir a atmosfera sonora dos anos 1980 em uma canção levemente inspirada na clássica Sweet Dreams do Eurythmics, lançando mão novamente da forte evocação de imagens e referências em versos que vão da poesia de Fernando Pessoa às trevas e castelos da literatura gótica, cantando a perspectiva de uma sonhadora hesitante dividida entre o sonho de um grande amor e a realidade dura de seu trabalho.

O lançamento ainda possui um B-Side intitulado Pesadelos (Brasileiros), que consiste basicamente num comentário sobre determinados cidadãos brasileiros em tempos de pandemia, governo e sociedade distópicos. Nesse ponto, encontramos um certo dualismo interessante na recente produção do QM, pois se por um lado somos incentivados a vislumbrar inspiradores sonhos doces, por outro precisamos lidar também com uma realidade densa, amarga e ameaçadora. É um contraste inerente ao jogo da existência. A esse respeito, Junior refletiu: “Pode ser mais difícil ter ou manter alguma positividade sadia no quesito sonhos diante das situações que temos vivenciado. Pode parecer escapismo ou mesmo negação das coisas, mas sonhar e projetar o futuro é parte intrínseca da nossa humanidade e talvez seja uma das forças que nos inspire a continuar lutando, tentando e buscando as soluções de que precisamos. No início do ano, por exemplo, dado o complexo processo científico, a vacina era um sonho distante que agora já é realidade em muitos países. Creio que mesmo sem tantos otimismos, vale continuar sonhando”.


Quântico Romance atualmente conta com Karlos Junior nos vocais, composições e produção e Diego de Oliveira nos teclados e synths.

Acesse o site oficial do Quântico Romance e escute o EP: https://www.quanticoromance.com/

 

0 comentários:

Postar um comentário

TwitterFacebookRSS FeedEmail