Fanzine Brasil

segunda-feira, 20 de abril de 2020

MACROCOSMO E MICROCOSMO: PRIMEIRA EXPOSIÇÃO VIRTUAL DO FANZINE BRASIL

Por Juliana Vannucchi (apoio Abel Marinho)

MACROCOSMO E MICROCOSMO  - Primeira Exposição Virtual do Fanzine Brasil:

“Macrocosmo e Microcosmo” é o tema proposto para a nossa primeira exposição online. Conforme consta no “Dicionário Básico de Filosofia”, são: “Termos originários da medicina grega clássica, significando respectivamente ‘grande mundo’ e ‘pequeno mundo’. Algumas doutrinas filosóficas antigas, tais como o estoicismo e o epicurismo, supunham uma correspondência entre i corpo humano e suas partes, por um lado - o microcosmo - e as partes constitutivas do universo do - o macrocosmo - por outro lado. “Como o organismo forma em si mesmo uma unidade harmônica, um pequeno mundo (microcosmo) contido num grande mundo (microcosmo), pode-se sustentar que a vida seria indivisível. (Claud Barnard).

Embora, historicamente esses termos tenham tido diferentes interpretações e tenham sido empregados e estudados de maneiras variadas, em suma, eles simbolizam uma relação, expressando um conceito que se apresentava na filosofia de Giordano Bruno, no qual vemos a manifestação do “todo em tudo” - o universo presente no próprio ser humano. Trata-se de um reflexo entre o que há de mais metafísico e grandioso, naquilo que é mais sutil.

Nós convidamos um grupo de desenhistas e pintores que apoiamos, para participarem da nossa exposição. Confira abaixo o resultado de suas imaginações, interpretações, reflexões, e representações imagéticas sobre o tema proposto.

Título: Micromacroagrupamentos
Artista: Marcelo Badari (Joanópolis-SP)
Dimensões: 20x20cm
Técnicas: ilustração digital; iPad Pro e Apple pencil

Micromacroagrupamentos: A arte foi inspirada nas ilustrações do século XVII 'Harmonia macrocosmi cum microcosmi', de Tobias Schutz, e na ‘sem título’ de Robertus de Fluctibus, que retrata um homem, o microcosmo, dentro do macrocosmo, foquei na semelhança entre o corpo humano e a forma de uma estrela estilizada de cinco pontas. Retratei através do traço do meu desenho, a conexão entre o micro e o macro... como as coisas podem estar interligadas no universo. E que ele visto de longe pode parecer micro como o universo dentro de cada ser vivo - que, por sua vez, pode parecer macro visto através das lentes de um microscópio.



Título: Criação
Artista: Soraya Balera - Sorocaba (SP)
Dimensões: 1,10x0,90m
Técnica: Óleo sobre tela 

Criação: Divina são as cores que faz meu mundo se encher de esperança e fé a cada amanhecer. O momento da "criação" é o sagrado sentimento que trago em meu mundo de cores, mescladas com texturas e formas. É a criação diária, a geração de algo a mais, um movimento contínuo no qual estamos imersos.


Título: O Universo Observando a Si Mesmo
Artista: Alejandro Gomez (Estados Unidos)
Dimensões: 08x11cm
Técnicas: Arte digital

O Universo Observando a Si Mesmo: Aqui estão dois extremos quando busca-se solucionar os mistérios do eu. Poderia procurar, no espaço eternamente vazio,  uma resposta incompreensível para essa tal busca, ou, então, posso olhar para mim mesmo e encontrar respostas já existentes.



Título: Quem Manda No Mundo? (Primata ou “Pósmata”?)
Artista: Grupo OVO - 2020 (São Paulo/Osasco)
Dimensões: 40x40cm
Técnica: Acrílica sob tela

Quem manda no mundo? (Primata ou Pós-mata): Quem é este hominídeo? Dono de si, soberano de todos, controlador do tudo? De onde ele vem? Por que ele existe? Ele é bom? Ele é mal? Ele é real?
 


Título: O Olhar Sob o Olhar
Artista: Grupo OVO - 2020 (São Paulo/Osasco)
Dimensões: 40x50cm
Técnica: Acrílica sob tela

O Olhar sob o Olhar: Imersa em seu inconsciente, ela procura uma resposta que a libertará. A água é escura e o céu é palpável. Ela está segura. Mesmo alheia, a vida a rodeia e seus sonhos sinalizam que sob o seu olhar existe outro olhar.


Título: Visão OrbitalArtista: Grupo OVO - 2020 (São Paulo/Osasco)
Dimensões: 65x50cm
Técnica: Acrílica em papel  Mi Teintes -300 gr

Visão Orbital: Um barquinho de papel carrega uma mensagem em branco. Olha! Olha como ele vai rápido! Olha como ele atravessa oceanos sem a ciência da sua fragilidade! Olha como ele navega sem afundar! Ele orbita em nossos sonhos e sobrevive, inocente, aos nossos piores pesadelos. Olha! Olha como ele segue. Independente de tudo, ele segue.



Título: A Insolência Do Caos
Artista: Grupo OVO - 2020 (São Paulo/Osasco)
Dimensões: 42x60cm 
Técnica: Acrílica em papel Canson- 300 gr

A Insolência do Caos: O caos da desintegração é bruto, irracional e ensurdecedor. Ele queima e enlouquece com uma insolência de quem é absoluto.
O caos é um jogo sem regras, sem ganhadores e sem perdedores. As partidas são cíclicas e infinitas. O resultado será sempre aleatório.




4 comentários:

  1. Adorei as obras e o conteudo nelas existentes.Cada uma com seu proprio universo interior!Obrigada pela oportunidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós é que agradecemos pela participação! Também amamos o resultado, a exposição ficou simplesmente maravilhosa!

      Excluir
  2. Parabéns pela iniciativa da Fanzine e pelas obras dos artistas que estão incríveis!

    ResponderExcluir
  3. Adorei, ficou fantastica a exposiçao.
    Parabéns, obras perfeitas!

    ResponderExcluir

TwitterFacebookRSS FeedEmail