Fanzine Brasil

domingo, 5 de março de 2023

MARC BOLAN: O DANÇARINO CÓSMICO

Por Juliana Vannucchi

Marc Bolan sempre foi conhecido por ser um exímio guitarrista. Seu primeiro contato com o instrumento se deu aos 9 anos de idade e, nessa faixa etária, o futuro vocalista do T. Rex fascinou durante algum tempo os colegas de escola, até ser expulso por suas posturas reprováveis. Esse talvez tenha sido o primeiro público que ele conquistou com seu talento. Fora dos limites desses muros da escola que reprovou seu comportamento, havia um mundo todo aguardando por ele.

Em 1967, um dos anos mais especiais da história do rock, em que os EUA viviam a experiência do “summer of love”, e bandas experimentais como o Velvet Underground despontavam, surgiu o grupo Tyrannosaurus Rex, que logo se tornou o “T.Rex”. E foi precisamente com o T.Rex que Bolan tornou-se uma lenda atemporal, atingindo o ápice de sua carreira no início nos anos setenta, período no qual a banda se tornou um verdadeiro sucesso comercial. Visualmente falando, a estética da banda foi especialmente marcada pela extravagante sensualidade androgênica do vocalista, que em seu figurino abusava do glitter, do brilho e das cores. Bolan sacudiu os anos setenta londrinos e parecia ter vindo de outra dimensão para oferecer ao mundo um estilo musical e performático altamente criativo, que atravessou o tempo como uma flecha e que ainda atinge o coração de várias gerações. Vale lembrar que nos bastidores do estrondoso sucesso do T. Rex estava Tony Visconti, “guru do Glam”, que trabalhou com outras lendas do gênero, como Bowie e Sparks, e que chegou a declarar que, ao ver Bolan pela primeira vez, o que viu foi “um verdadeiro gênio”.

 

Bolan, o rei do glitter, criou riffs de guitarra memoráveis
 

Bolan chegou a acompanhar de perto os primeiros passos do punk rock. O T. Rex fez, inclusive, uma turnê com o The Damned, em 1977. Ademais, o músico chegou a apresentar publicamente a banda Generation X, antes de uma apresentação do T.Rex, e na ocasião enalteceu carismaticamente a figura de Billy Idol. Também acompanhou de perto e atenciosamente o primeiro show dos Ramones em solo britânico. Não à toa, o T.Rex faz parte das clássicas bandas de protopunk, que são aquelas cujo legado reverberou fortemente nas produções dos primeiros materiais e shows de grupos punk.

Marc Bolan, que era grande fã do rebelde James Dean, faleceu tragicamente num acidente de carro apenas quinze dias antes de completar trinta anos. O veículo era dirigido por sua parceira Gloria Jones, com quem o vocalista do T.Rex teve um filho, nascido em 1975.


Referências:

https://amp.theguardian.com/culture/2011/jan/30/underground-arts-60s-rebel-counterculture

https://www.theguardian.com/music/2015/feb/09/tony-visconti-marc-bolan-was-raw-talent-i-saw-genius

https://www.theguardian.com/music/2020/sep/04/marc-bolan-perfect-pop-star-t-rex-singer-tribute-album-elton-john-u2

https://amp.theguardian.com/tv-and-radio/2017/sep/16/marc-bolan-cosmic-dancer-review-bbc4-documentary

0 comentários:

Postar um comentário

TwitterFacebookRSS FeedEmail