Fanzine Brasil

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

UM PAPO COM STOMPER, COMPOSITOR DA MÚSICA “WISHINHIG WELL”, DA SÉRIE DARK:

Por: Juliana Vannucchi (colaboração de Abel Marinho)

Dark foi uma das séries mais bem sucedidas da Netflix. Além de contar com um elenco talentoso, com um roteiro arrebatador e com uma excelente direção, a trilha sonora é simplesmente impecável, é um destaque à parte. Uma das músicas mais marcantes da primeira temporada da série é a sombria e enigmática “Wishing Well”, lançada por Stomper, que bateu um papo inédito com o nosso site e revelou qual foi a inspiração por trás da música, além de ter nos contado sobre o seu novo álbum, lançado no início de agosto, e conversado sobre outros assuntos, como a pandemia e artistas independentes. Confira esse conteúdo exclusivo.

1. David, por favor, apresente-se aos leitores do Fanzine Brasil! E a primeira coisa que eu gostaria de saber é quais instrumentos você toca e com que idade você começou a compor suas primeiras músicas.

Oi, ziners. Espero que vocês estejam se mantendo firmes nessa época tão estranha pela qual estamos passando. Eu toco guitarra, baixo, gaita e bateria, mas eu não me considero lá um grande músico! Eu me vejo mais como um letrista e compositor, então eu levo meu tempo compondo as faixas no meu estúdio e isso envolve muita edição.

2. Quais são seus músicos e bandas favoritos? O que você tem ouvido ultimamente? Você conhece algo sobre música brasileira? Você conhece alguma banda brasileira?

Essa é uma lista longa! Pessoalmente, se um artista é emocionalmente honesto (nesse caso, lembro do Eddie Vedder) ou se uma música tem atitude e um refrão forte, já entra na minha playlist. Então, artistas de Blues-rock como The White Stripes, Gary Clark Jr e The Black Keys são meus favoritos, mas também gosto de coisas de Pop-rock cativantes como The Dreamers ou Imagine Dragons. Ultimamente, estou ouvindo muita música folclórica moderna, especialmente The Oh Hellos e Leon Bridges. Há quase dez anos, ouvi a cantora brasileira chamada Silvia Torres cantar "Take Saravá" e fiquei com a música presa na minha cabeça por semanas! Eu gostaria de saber o que a letra significa...

3. Atualmente, estamos vivendo um momento muito peculiar no mundo. Como você acha que músicos independentes podem sobreviver nessa situação? Quais são as melhores alternativas para os artistas independentes neste momento?

Sim, é um momento muito complicado, mas conheço artistas que estão se apresentando nas plataformas de mídia social e conseguindo ganhar  dinheiro o suficiente, usando potes de gorjeta. Acho que não existe uma fórmula que funcione para todos, mas acho que o melhor conselho é não apenas lançar música, mas também tentar ser um recurso - dessa forma, você está valorizando os possíveis ouvintes e eles (espero) recompensarão você por isso. Eu tenho tentado essa rota postando "Songsmith Tips (dicas de composição)" no Instagram. É um processo lento, mas pelo menos é orgânico e real. Seguidores falsos não valem a pena. Também é uma boa ideia (se você puder pagar) vender mercadorias. Não é fácil. Eu tenho um emprego diário como editor de TV, o que significa que muitas vezes não tenho tempo para música, mas essa é outra boa maneira de sobreviver, eu acho :)

4. Você poderia nos falar sobre o Summersalt? Foi sua primeira banda?

Uau, isso foi há um bom tempo atrás, mas o Summersalt era minha banda de Pop-rock (no início dos anos 2000), que assinou contrato com a Universal Music. Nós nos saímos muito bem nas paradas, fizemos uma turnê e abrimos para algumas grandes bandas. Éramos incrivelmente enérgicos no palco e, às vezes, exagerávamos um pouco, mas foi muito divertido! O Summersalt não era minha primeira banda - eu estive em uma banda de grunge chamada Candleman antes, que tinha um monte de stage dives e rodas punk em apresentações em festivais e clubes. Foram épocas doidas!

5. Além da trilha sonora de Dark, você já compôs músicas para outros filmes ou séries antes?

Pra ser honesto, não muito. Eu escrevi a melodia do tema para um desenho animado chamado "Munki and Trunk" e alguns comerciais, e apenas isso. Faz apenas alguns anos que eu pensei em escrever para filmes, embora eu tive sorte de ter tido minha música colocada em Dark, eu realmente estou apenas começando e tentando encontrar tempo para seguir esse caminho sempre que posso.

(...) eu tenho uma profunda paixão pelo cinema e sempre sonhei em fazer parte de uma produção de alta qualidade, tal como Dark.
(...) eu tenho uma profunda paixão pelo cinema e sempre sonhei em fazer parte de uma produção de alta qualidade, tal como Dark.

6. “Wishing Well” é uma música linda - eu adoro! Você o compôs especialmente para Dark ou você já o compôs e então eles o usaram?

Obrigado! Não, eu estava levando meu filho para a pré-escola quando essa melodia assustadora surgiu na minha mente - um cenário estranho, eu sei! Eu gravei rapidamente no meu telefone e a gravação de voz na verdade tem o meu filho conversando comigo sobre Bob Esponja enquanto estou tentando cantar! Depois que a música foi produzida, eu a enviei para a minha editora em Los Angeles, ela adorou a faixa e enviou à Netflix, que escolheu a música para a série.

7. Qual foi sua reação quando você soube que sua música faria parte da trilha sonora de uma série da Netflix?


Eu imediatamente comecei a comprar uma ilha nas Bahamas! Foi um momento muito de muito orgulho para mim, porque eu tenho uma profunda paixão pelo cinema e sempre sonhei em fazer parte de uma produção de alta qualidade, tal como Dark.

8. Como foi a gravação de "Wishing Well"? Sobre o que é a letra? A voz de Lucy é tão bonita. Adorei a versão acústica que você gravou com ela!


Eu produzi a maior parte da faixa no estúdio da minha casa e depois fui para a Edible Audio, onde o Dan Eppel ajudou a aperfeiçoá-la. Escolhemos a Lucy para os vocais - ela é um anjo! Sua incrível versatilidade significa que ela costuma se apresentar nas principais produções de teatro da Cidade do Cabo, por isso tivemos muita sorte de ela se juntar a nós.

Wishing Well é sobre uma pessoa fictícia desaparecida. Enquanto eu colocava a caneta no papel, imaginei uma equipe de busca à noite na floresta, desejando que encontrassem um sobrevivente e não um cadáver. É uma letra perturbadora e muito distantes do que normalmente escrevo, mas eu estava em um lugar sombrio emocionalmente - meu pai morreu inesperadamente - e eu precisava expressá-la de alguma forma.

A versão acústica foi um estímulo momentâneo e fico feliz por termos feito isso. A Lucy é uma pessoa muito divertida, é bom tê-la por perto. Nota lateral: seu primeiro bebê nasceu semana passada!

9. E como foi a reação das pessoas? Você recebeu muitas mensagens e conseguiu muitos novos seguidores nas mídias sociais? Como foi a repercussão?

É estranho, porque eu não tinha considerado que haveria qualquer reação à música. Eu pensei que as pessoas simplesmente gostariam da série e seria isso. Mas numa certa manhã, meu irmão Josh enviou uma mensagem de texto dizendo que o YouTube havia enlouquecido pela música, então eu fiquei on-line e vi milhares de pessoas se perguntando quem a escreveu! Eu rapidamente criei um pseudônimo de artista (chamado Stomper) e lancei o single. Eu corri para produzir um monte de faixas e logo depois lancei o álbum Thrillers. A Lucy canta em três ou quatro faixas também.

10. Você pode nos contar sobre o seu novo EP? Você gravou este EP durante a pandemia ou antes? Quais foram suas principais inspirações? O título é um contraste com a situação atual de muitas pessoas em todo o mundo, que, infelizmente, não estão vivendo dias felizes ... É por isso que acho que sua música pode tornar o dia das pessoas mais feliz?

Sim, eu gravei o EP durante a pandemia como uma espécie de tônico emocional para mim e para o ouvinte. Embora esse tenha sido um período insano para muitos de nós, eu queria que lembrássemos as coisas boas da vida e que usássemos esse tempo para encontrar inspiração, nos permitir descansar e nos redescobrir novamente. Eu venho dizendo: "Espere aí, pessoal de 2020! Dias felizes estão a caminho”. Desta vez, decidir seguir uma linha voltada para o bluegrass e o folk porque são sons mais suaves e íntimos do que minhas produções anteriores mais polidas. Espero que as pessoas achem reconfortante e edificante.

Eu tenho um respeito enorme por artistas independentes que criam sons incríveis em home studios.

11. E a capa? Existe algum significado especial por trás dessa imagem?

Acho a imagem divertida e realmente queria apenas algo que fizesse as pessoas sorrirem. Acho que poderíamos nos ver como os peixes, lutando contra o riacho implacável, apenas para sermos consumidos por algo que está lá para nos pegar. Mas acho que devemos nos ver como o urso, aproveitando a temporada e esperando pacientemente até a próxima oportunidade surgir em nosso caminho.

12. Você se considera um artista de DIY? A internet é fantástica para encontrar ótimas bandas underground. Você costuma ouvir música independente?

Sim, muito! Além da produção musical, também cabe a mim fazer o marketing e acompanhar as mídias sociais (o que eu sou péssimo em fazer). Eu tenho um respeito enorme por artistas independentes que criam sons incríveis em home studios. Na verdade, estou ouvindo Tame Impala agora, um produtor caseiro que foi indicado ao Grammy!

13. Se você pudesse dividir o palco com um músico, quem você escolheria?

Hmmm ... provavelmente o Chris Martin. Ele é uma bola de energia e eu amo a voz comovente que ele tem. Dividir o palco com ele seria um dia feliz!

Links Oficiais:

Itunes: https://music.apple.com/us/artist/stomper/121653027

YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCXQE4dW_Uc4lrB040cxBpvA

Bandcamp:
https://stomper1.bandcamp.com/track/wishing-well

0 comentários:

Postar um comentário

TwitterFacebookRSS FeedEmail