Fanzine Brasil

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

UMA BANDA ÚNICA E UM DOS MAIORES ÁLBUNS DE TODOS OS TEMPOS: O MARQUEE MOON E O TELEVISION MUDARAM O ROCK PARA SEMPRE

Por: Juliana Vannucchi

"Eles são uma banda em um milhão; as músicas são algumas das melhores de todos os tempos. O álbum é o Marquee Moon". - Nick Kent, jornalista britânico e crítico musical.

Nick Kent foi muito preciso em sua colocação. O Marquee Moon é, de fato, um disco arrebatador e audacioso e se tornou uma verdadeira obra-prima que despontou durante a fervorosa eclosão do Punk Rock norte-americano. A quantidade de bandas lendárias surgidas no C.B.G.B é realmente impressionante. No calor dessa fascinante onda de mitos, encontra-se o Television, formado em 1973. Acredito que sejam os mais audaciosos dentre tantos músicos que já cravaram suas marcas nos palcos undergrounds da gloriosa casa de shows de Nova Iorque.


(...) quando falamos no Marquee Moon e no Television, estamos falando precisamente de uma vanguarda musical.


A banda lançou apenas três álbuns: o "Marquee Moon", em 1977 e o "Adventure", em 1978 e o "Television", em 1992. Vamos nos concentrar no trabalho de estreia que, até os dias de hoje, dentre todos as produções de estúdio, é devidamente considerado o mais importante, e o único realmente diferenciado da curta discografia da banda - isso não significa que os outros dois não sejam qualificados, mas, como veremos, ele foi um divisor de águas. Por trás do Marquee Moon estavam  Tom Verlaine (vocal e guitarra), Richard Llyod (apoio vocal e guitarra), Fred Smith (apoio bocal e baixo) e Billy Ficca (bateria). Não podemos esquecer de mencionar que o brilhante Richard Hell fez parte da formação da banda no início dos anos setenta, embora não muito tempo depois de dar os primeiros passos com o Television, tenha se afastado da banda após problemas internos que o conduziram para uma carreira solo que também chacoalhou os solos nova-iorquinos.

As composições líricas que o vocalista Tom Verlaine escreveu para o Marquee Moon são poéticas, cheias de imaginação e expressões sentimentais. Talvez, muito sensíveis para o mundo clássico e (geralmente) agressivo do Punk Rock. Já o instrumental, por sua vez, beira o experimentalismo por ser construído em cima de texturas bem diferentes daquelas que tocavam a maior parte das bandas da cena local dessa época. As linhas de guitarra são o grande destaque: elas ditam o universo das composições, apontam o caminho que as músicas vão seguir. Sim, definitivamente as melodias de guitarra são um caso a parte no Television, simplesmente um aspecto fenomenal. No geral, o disco foi inovador. Soava e ainda soa diferente de qualquer outra banda, gerando tensão, melancolia e agito. Esse conjunto de fatores - letras sentimentais e cheias de imaginação, e uma sonoridade instrumental ousada  - fez com que o Marquee Moon, não simplesmente fosse um álbum "à frente de seu tempo", mas sim uma obra-prima que está além de qualquer espaço-tempo. Na realidade, foi um disco que confrontou seus contemporâneos, uma vez que percorreu estradas distintas daquelas pelas quais eles caminhavam. Portanto, quando falamos no Marquee Moon e no Television, estamos falando precisamente de uma vanguarda musical.

Categorizar essa banda não é tarefa fácil. Aparentemente herdaram inspirações da onda do Glam Rock e foram influenciados pelo Protopunk, embrião do Punk Rock, gêneros musicais estes com os quais os próprios membros da banda conviveram - note-se que este último estilo mencionado, eles mesmos ajudaram a construir, uma vez que se desenvolveram junto com a eclosão do Punk Rock. Mas o Television possui independência sonora e não se enquadra de maneira definitiva em nenhuma das categorias que aparentemente o influenciou, e é justamente essa singularidade criativa que os coloca no patamar de uma das melhores bandas de Rock And Roll de todos os tempos.


A sonoridade instrumental é ousada  e fez com que o Marquee Moon, não simplesmente fosse um álbum "à frente de seu tempo", mas sim uma obra-prima que está além de qualquer espaço-tempo.

0 comentários:

Postar um comentário

TwitterFacebookRSS FeedEmail