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terça-feira, 18 de agosto de 2020

ECHO AND THE BUNNYMEN: ELES SUPERAM OS BEATLES E SUAS MÚSICAS JÁ FORAM PARA O ESPAÇO

 Por Juliana Vannucchi

O ECHO É MELHOR DO QUE O THE BEATLES?

O Echo & The Bunnymen é uma das mais aclamadas bandas surgidas em Liverpool, cidade que lançou ao mundo alguns dos maiores expoentes do Rock And Roll. Segundo o vocalista Ian MCCulloch, o Echo é, inclusive, melhor do que The Beatles...

Tudo começou com o The Crucial Three, cujos integrantes eram Ian McCulloch, Julian Cope e Pete Wylie. Esse foi o remanescente do Echo. No entanto, os dois últimos músicos citados, deixaram a banda e Ian, então, juntou-se a Will Sergeant, com quem formou um duo intitulado "Echo". Eles usavam uma caixa de ritmos para substituir a bateria. Mais tarde, Les Pattinson , que era baixista, se uniu a eles e o grupo logo fez sua apresentação de estreia sob o nome de "Echo & The Bunnymen".No ano seguinte, Pete de Freitas passou a fazer parte da banda que, daí em diante, caminharia rumo ao brilhantismo.


 O SUCESSO ECHO & THE BUNNYMEN ULTRAPASSA LITERALMENTE OS LIMITES TERRENOS...

Os anos oitenta foram prolíferos em termos musicais e muitas produções dessa época se tornaram memoráveis, marcando essa geração e se eternizando pelas seguintes. Uma das canções mais brilhantes lançadas nesse período foi “Killing Moon”, o cartão-postal do Echo & The Bunnymen. A banda também lançou outros singles ilustres que sobressaíram nessa mesma época, tais como “Lips Like Sugar” e “The Cutter”.

O Echo & The Bunnymen deu seus primeiros passos no final dos anos setenta. Ian, o polêmico e talentoso frontman da banda, certa vez comentou: “Somos influenciados pelos anos 70, por nomes como The Stooges, Velvet Underground, The Doors”. Contudo, a sonoridade do Echo, no geral, é bem divergente da música desses grupos que o influenciaram, e o Echo foi competente ao edificar uma atmosfera sonora e lírica bem autônoma, especialmente conduzida pela voz ímpar de seu vocalista. Há uma unicidade cativante no som da banda de Liverpool e esse fator dificulta uma possível categorização musical. Ao longo do tempo, os Bunnymen foram associados a vários termos e descritos dentro de diversos gêneros musicais, como New Wave, Pop Rock e o abrangente (e constatável) Post-punk. Mas se há um rótulo, dentre tantos, que incomodou os membros da banda, foi chamá-los de “góticos”. Os integrantes do Echo já revelaram não se identificar com esse termo. Ian, certa vez, disse numa entrevista: “Não gostamos que nos rotulem como góticos ou darks, só porque usamos ternos e sobretudos pretos. Até mesmo porque detestamos música gótica. Somos uma banda dos anos 70”. De fato, talvez chamá-los de “góticos” seja um grande equívoco, já que o conjunto de sua discografia se distancia de uma estética obscura. Em suma, a originalidade sonora e a qualificação da banda simplesmente dispensam a necessidade de rótulos.

Ian, em mais de uma ocasião, revelou seu apreço pelo Ocean Rain, que foi o quarto álbum de estúdio lançado pelo Echo. Por sua maestria sonora e atemporalidade, desde sua estreia  até os dias de hoje, esse primoroso disco continua a fascinar pessoas dos quatro cantos do globo e... também de fora do mundo! Sim. É isso mesmo: o astronauta Timothy Korpa chegou a escolher esse álbum como trilha sonora de uma viagem ao espaço. Esse fato inusitado o levou a declarar que o Echo é “a banda mais deslocada do universo”.

O Echo tem um total de treze álbuns de estúdio, sendo que o período mais prolífero da banda foram os anos oitenta, época em que lançaram clássicos como o já citado “Ocean Rain” e o célebre “Heaven Up Here”. Além desses, na realidade, os quatro primeiros trabalhos são todos qualificados. Nessa mesma década, o sucesso explodiu quando a faixa “People Are Stange”, cover do The Doors, entrou para a trilha sonora do filme “The Lost Boys”, clássico vampiresco de 1985. Todos os outros álbuns são dignos de elogio, mas não se destacaram tanto quanto esses dois. De todas as produções de estúdio, o Reverberation, lançado em 1990, foi o único que não contou com a participação do frontman Ian McCulloch, que deixou a banda em meados de 1988, depois que o baterista de Freitas faleceu num acidente de moto. O vocalista, então, foi substituído por Noel Burke, e Damon Reece assumiu as baquetas. O Reverberation, contudo, não emplacou, e enquanto o grupo de Liverpool colhia os cacos dessa sua nova produção para tentar se reconstruir de alguma maneira, Ian investia em sua carreira solo. Após esse hiato, anos mais tarde, precisamente em 1997, o frontman retornou ao grupo. A partir disso, o Echo, conforme antecipado acima, seguiu com uma carreira bastante irregular e, definitivamente, não conseguiu atingir o mesmo brilhantismo e criatividade de sua aclamada fase dos anos oitenta.
É válido citar aqui o álbum The Fountain, de 2009, que se destaca por ter contado com a participação de Chris Martin, vocalista do Coldplay que, desde que conheceu o Echo, ficou fascinado pela banda e especialmente pela genialidade de seu frontman.

“KILLING MOON É MAIS QUE UMA MÚSICA E CONTÉM A RESPOSTA PARA O SIGNIFICADO DA VIDA”:

No início dos anos dois mil, o filme Donnie Darko causou um revival mundial desse período e um dos destaques da trilha sonora do cult foi justamente “The Killing Moon”, que, para muitos, é a melhor música da história do Echo & The Bunnymen. De acordo com Ian, quando ele a canta, percebe que nenhuma outra banda do mundo chegou a criar uma faixa que chegue perto dessa - nem mesmo Bowie, garante ele. O vocalista, aliás, sempre se mostrou orgulhoso em relação a essa música que, de fato, possui uma melodia profundamente poética, pela qual é praticamente impossível não se apaixonar. Numa entrevista concebida em 2015, ele comentou a respeito da inspiração para escrever a letra, contando que, certa manhã, simplesmente acordou com a frase “fate up against your will” na cabeça: “Você não sonha com esse tipo de coisa e depois se lembra. É por isso que atribuo a Deus metade da criação dessa letra. Nunca antes aconteceu algo assim, nem antes e nem depois”. E também confessou: “Eu costumo dizer que é a melhor música que eu já escrevi. Mas ela é mais do que uma música. É um salmo [...] É sobre tudo, desde o nascimento até a morte, até a eternidade e Deus - seja o que for - e a eterna batalha entre o destino e a vontade humana. Ela contém a resposta para o significado da vida. É o meu ‘ser ou não ser’ [...] Eu continuo amando The Killing Moon. A letra é misteriosa e aberta a interpretações”. Mas em relação ao uso da música no filme Donnie Darko, Ian não pareceu tão orgulhoso. Ele desabafou com o portal Louder Sound: “Eu mencionei em algum lugar que The Killing Moon era sobre predestinação e ele escreveu o filme inteiro sobre isso. Bastardo atrevido! Ele nos deu essa quantia única pelo uso da música, dizendo que era apenas um pequeno filme independente, mas esqueceu de citar que a Drew Barrymore estava por trás disso, que tinha mais dinheiro que Howard Hughes. Por melhor que seja, ele deveria pelo menos ter nos dado um crédito pela ideia”.

(...) Killing Moon é sobre tudo, desde o nascimento até a morte, até a eternidade e Deus (...)
 

NÃO PERCA TEMPO COM O DEPECHE MODE - MUITO MENOS COM O FRESCURENTO DO MORRISEY...

Além da excelente qualidade da discografia da banda, outro aspecto que marcou a sua trajetória foram as incontáveis declarações polêmicas e os inúmeros desafetos que o encrenqueiro Ian McCulloch colecionou ao longo das décadas. Durante os anos oitenta, criticou Bono Vox e o U2, que viviam um ótimo momento em suas carreiras. Nesse mesmo período, o Echo And The Bunnymen realizou uma turnê com o New Order, e o comportamento agressivo e ríspido de Ian deixou Peter Hook boquiaberto, conforme ele próprio declara no livro “Substance”, biografia oficial do New Order, na qual consta que Ian batia nos roadies da banda e quebrava equipamentos quando se sentia irritado. Numa entrevista dada à TV Cultura, Ian também alfinetou bandas como o Depeche Mode, dizendo não entender como há pessoas que perdem tempo com eles. Também já classificou o The Cure como horrível, disse que a voz do Morrissey é chata e que ele é extremamente fresco. Declarou ainda que odeia a cena gótica e não gosta de Pearl Jam - embora goste de Nirvana e tenha comprado discos da banda durante os anos noventa.

CAIPIRINHAS, EMOÇÕES E O FRACASSO DO FUTEBOL BRASILEIRO:


O Echo já esteve várias vezes no Brasil, e Ian mostrou simpatizar com o país. Na primeira vez em que vieram ao país, em 1987, o sucesso da banda era estrondoso e eles já haviam tocado em palcos de vários lugares do mundo, mas Ian contou que as emoções vividas no Brasil foram únicas e que a “experiência mística” - são palavras do vocalista em nossas terras- mostrou a eles a força e o potencial da banda de uma maneira que eles próprios desconheciam. Ian sempre elogiou o público verde e amarelo, já confessou seu apreço pela caipirinha, arriscou-se como DJ no país e disse que numa de suas passagens no Brasil precisou comprar uma mala para levar as tantas camisas de futebol que ganhou por aqui. Aliás, como grande fã do esporte (e a título de curiosidade, torcedor do Liverpool), tem acompanhado a decadência da seleção brasileira: “Depois de Pelé e Zico, o Brasil não teve ninguém à altura (...) Deixar o mundo inteiro ver uma seleção brasileira dando vexame pode ser muito prejudicial para a imagem do futebol brasileiro”, declarou ao jornalista Jardel Sebba no início dos anos dois mil... pois imagine o que ele não pensa agora de nossa seleção!
 

O polêmico vocalista do Echo And The Bunnymen 

Referências:


https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2209199909.htm

http://www.sanainside.com/arquivos-do-central-da-musica/entrevistas/somos-uma-banda-dos-anos-70-afirma-mcculloch/

https://www.publico.pt/2013/08/09/jornal/tres-quartos-de-hora-com-um-velho-amigo-26911111

http://www.bunnymen.com

https://www.pauldunoyer.com/echo-and-the-bunnymen-interview/

https://crypticrock.com/interview-will-sergeant-of-echo-the-bunnymen/

https://www.google.com.br/amp/s/rollingstone.uol.com.br/amp/noticia/echo-the-bunnymen-lancara-album-com-colaboracao-de-chris-martin/

https://www.google.com.br/amp/s/rollingstone.uol.com.br/amp/noticia/echo-the-bunnymen-lancara-album-com-colaboracao-de-chris-martin/

http://www.screamyell.com.br/musica/ianjardel.html

https://www.theguardian.com/music/2015/apr/07/how-we-made-the-killing-moon-ian-sergeant-echo-and-the-bunnymen

https://www.google.com.br/amp/s/amp.theguardian.com/music/2015/apr/07/how-we-made-the-killing-moon-ian-sergeant-echo-and-the-bunnymen

https://www.loudersound.com/features/the-story-behind-the-song-the-killing-moon-by-echo-the-bunnymen-1

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