Fanzine Brasil

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

ALEJANDRO JODOROWSKY


Por: Vannucchi

Alejandro Jodorowsky nasceu em Tocopilla, Chile em 7 de Fevereiro de 1929. É cineasta, poeta, escritor, e também psicólogo. Mudou-se para a capital chilena, Santiago, em 1942, para estudar na universidade. Nesse período, Alejandro trabalhava como palhaço de circo e artista de marionetes.

No ano de 1955 mudou-se para Paris, onde estudou mímica com Marcel Marceau. Trabalhou com Maurice Chevalier e fez seu primeiro filme, chamado "La Cravate". Também em Pari, Alejandro conheceu Roland Topor e Fernando Arrabal, e juntos, em em 1962, criaram o Moviment Panique.

O grupo multimídia, que homenageava o deus grego Pan (divindade dos bosques, ligada à natureza), fazia performances ao vivo, e misturava o teatro de vanguarda, a literatura e o cinema. Nesta época, Jodorowsky escreveu diversos livros e peças teatrais. No final dos anos 1960, ele dirigiu peças de vanguarda em Paris e também  na Cidade do México. Além disso, ele criou a tira de história em quadrinhos "Fabulas Panicas", e fez o filme Fando y Lis, no ano de 1967, baseado em uma peça de Arrabal.

Jodorowsky é um diretor bem diferente, que gosta de tentar sempre algo novo em suas produções.

Em 1971, Jodorowsky lançou El Topo, um faroeste surrealista, criativo e vanguardista. Graças a seu mais ilustre fã, o John Lennon, o filme, na época foi amplamente comentado e distribuído na América. Já no ano de 1973, lança The Holy Mountain, filme surrealista, recheado de simbolismo que viria a ser um grande sucesso do diretor.

Em 1975, retorna à França, e tenta fazer uma versão cinematográfica do romance "Duna", de Frank Herbert, que teria a participação do renomado diretor Orson Welles e Salvador Dali, e trilha sonora da banda clássica Pink Floyd. Além disso, o filme contaria com a colaboração visual dos artistas H. R. Giger, Dan O'Bannon e Möebius. O financiamento do filme foi retirado, e o romance acabou sendo filmado nos EUA por David Lynch.

O próximo filme de Jodorowsky foi Tusk, de 1978, que conta a história da amizade entre uma garota e um elefante. No início dos anos 1980, Jodorowsky dedicou-se a escrever histórias em quadrinhos. A mais famosa delas com Moebius, e também, nessa mesma época, continuou escrevendo livros. No ano de 1989 voltou ao cinema com Santa Sangre, que foi bastante elogiado pela crítica mundial. E enm 1990 dirigiu Oma Shareef e Peter O'Toole em The Rainbow Thief. Ao longo dessa mesma década, Jodorowsky continuou escrevendo, produzindo quadrinhos, e declarou estar interessado em produzir um filme chamado Os Filhos de El Topo. Em 2013 trabalhou no filme La Danza De La Realidad.

Jodorowsky é um diretor bem diferente, que gosta de tentar sempre algo novo em suas produções, e é uma pessoa muito ligada às diversas formas de arte. O diretor chileno possui uma filmografia com um total de oito filmes, e, com certeza, vale a pena assistir a pelo menos um dos trabalhos de Jodorowsky.


0 comentários:

Postar um comentário

TwitterFacebookRSS FeedEmail