Fanzine Brasil

SOBRE


     Por Juliana Vannucchi (Editora-chefe e redatora)
 
 O Fanzine Brasil deu seus primeiros passos no início de 2017. O site é essencialmente baseado na ideologia DIY e inspirado diretamente nos moldes dos fanzines que foram criados durante a eclosão do movimento Punk. Somos movidos por uma paixão: a música. No geral, nosso objetivo é homenagear o Rock And Roll em suas mais variadas vertentes (Punk, Hard, Heavy Metal, Post Punk, Progressivo, etc) e, através disso, criar conteúdos culturalmente valiosos e enriquecedores.
 
Costumamos dizer que o Fanzine Brasil é uma espécie de “CBGB virtual”, porque sempre abrimos as portas para bandas e projetos independentes. Uma das nossas propostas é enaltecer, oferecer espaço e abraçar o universo underground - tanto nacional, quanto internacional.  Mas nesse ponto, é muito importante ressaltar que nosso intuito não é apenas divulgar músicos, mas também outros artistas. Por isso, desde 2019, começamos a produzir textos sobre pintores e desenhistas. Ao longo do tempo, já divulgamos fanzines independentes, selos, festivais undergrounds e até mesmo loja de discos.

FATOS MARCANTES: 

Ao longo de nossa trajetória, já entrevistamos alguns músicos internacionais de destaque como, por exemplo, o Doug Hart (ex-membro/cofundador do The Jesus And Mary Chain). Foi o primeiro texto em português totalmente dedicado ao Doug. Também já realizamos uma entrevista com o lendário Barry Adamson (da banda Magazine), que foi outra exclusividade. Além disso, já demos voz a outros grandes nomes da música, como Bob Bert (ex-Sonic Youth), Jessie Evans, Paul Ferguson (Killing Joke), Steve Conte (The New York Dolls), Toby Dammit (Stooges, Iggy Pop e Nick Cave & the Bad Seeds), dentre outros. 

CAUSA SOCIAL:

Em fevereiro de 2020, em nome do site e a através de nosso perfil do Instagram, arrecademos alimentos para uma aldeia indígena que vive em Tapiraí  (SP) e que, infelizmente, passa por necessidades. Foi a primeira ação social de muitas que pretendemos fazer. Também já atuamos em prol de uma ONG independente chamada "SOS Totós e Miaus". 

NOSSO TIME:

A escalação é essa!

Juliana Vannucchi


Natural de Sorocaba/SP, Juliana Vannucchi é formada em Comunicação Social e licenciada em Filosofia. Fez Pós-graduação na área da Pedagogia. Atualmente, ministra aulas de Filosofia e de Mitologia. É Editora-chefe dos sites Fanzine Brasil e Acervo Filosófico e colaboradora esporádica de outros portais como Audiograma, Vi Shows e outros. Completamente apaixonada por Rock And Roll, ama e aprecia todas as inúmeras vertentes desse gênero musical, especialmente o Protopunk, o Punk e o Pós-punk. Entende o Rock não apenas como música, mas como um verdadeiro estado de espírito. Ao longo da última década, se aventurou na criação de projetos culturais na cidade de Sorocaba, na qual ministrou palestras sobre Filosofia, Mitologia e também sobre o Punk Rock. Movida pela arte - também por um bom café, é claro. 
 


Camilo Nascimento

Mineiro apaixonado por todos os aspectos da comunicação. Amante da literatura e por tudo que ela envolve. Cinéfilo de plantão e artista plástico por vocação (mesmo sem fazer disso sua vida). Escritor de contos nas horas vagas, que sonha em ganhar a vida pela escrita e que acredita cegamente que um bom café pode salvar vidas. Busca incessantemente entender a mediocridade humana, inclusive a sua.
 


Juan Youth 
 
Tem 25 anos e é fanático por música underground. Seu espírito é uma mistura de oceano e de cidade grande. Viveu sua adolescência no litoral norte de São Paulo e atualmente reside na região central da capital, frequentando o máximo de shows possíveis nos mais diferentes lugares e entranhas da Cidade Cinza. Dentre seus estilos musicais favoritos estão o Punk, Garage, Surfmusic, Post-Punk, Psicodelia 60's e Neo-Psicodelia, Alternative 90's, Reggae e mais algumas coisas.



Um comentário:

  1. Somos de Santos SP, e gostariamos de poder deixar nosso material para avaliação do fanzine....seria muito importante o ponto de vista de voces para com o nosso trabalho. seja positivo ou negativo.

    https://bandajohnpeople.wixsite.com/oficial/inicio

    ResponderExcluir

TwitterFacebookRSS FeedEmail