Fanzine Brasil

segunda-feira, 22 de abril de 2019

VIRGIN IN VEIL E MASQUERADE FARÃO SHOW INÉDITO NO BRASIL:

Por: Juliana Vannucchi


Em junho e julho, nosso país receberá pela primeira vez as bandas Virgin in Veil e Masquerade, dois grandes clássicos do Pós-Punk europeu, que consistem em projetos diferentes, formados pelos mesmos integrantes. Abaixo, apresentamos algumas informações históricas sobre as bandas, e uma breve análise de suas respectivas produções musicais. Confira! 

VIRGIN IN VEIL:

A banda é um verdadeiro ícone da cena underground europeia. Deu seus primeiros passos em 2015 e de lá pra cá, apesar do curto tempo de estrada, tocaram em vários países do globo, conquistaram muitos admiradores e obtiveram um reconhecimento bastante positivo por parte crítica. É composta por Jacques Saph (vocais e baixo), Suzi Sabotage (sintetizador), Veikko Jokelainen (guitarra) e William Freyermuth (bateria).

Virgin In Veil.
No final de 2015, a banda lançou seu primeiro EP, intitulado “The Glory Hole”, cuja ousada capa retrata uma orgia sexual, e que é composto por quatro faixas bastante obscuras e barulhentas. Posteriormente, lançaram dois outros álbuns: o “Deviances”, em 2016, e o “Twisted Thrills”, em 2017, ambos seguindo a mesma linha musical da primeira produção e todos de qualidade elogiável, pairando sobre uma aura terrivelmente melancólica e profundamente niilista.

Os trabalhos da banda se consolidam cada vez mais e o sucesso está numa crescente. Atualmente são uma das bandas mais bem sucedidas do cenário Pós-Punk. Obviamente isso resulta da dedicação, do talento e das boas produções por parte dos integrantes do Virgin In Veil.

Links oficiais:

Site: https://virgininveil.com/

Spotify: https://open.spotify.com/artist/1e4bwHKtyEwH4WXEBqjxHi

Facebook: https://www.facebook.com/virgininveil

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCr80Wk2BuK8cFPiuyeVoLWg

Instagram: https://www.instagram.com/virgininveil/

MASQUERADE:


A banda surgiu em 2012, na cidade de Helsinki, capital da Finlândia. É composta por Suzi Sabotage (fundadora e vocalista), Jacques Saph (co-fundador e baixista), Veikko Jokelainen (guitarra) e William Freyermuth (bateria). Até o momento, lançaram dois álbuns e dois EPs, sendo que a mais recente produção foi o álbum “Where Nobody Can Hear You Scream", de Novembro de 2018.

O Masquerade já se apresentou em palcos dos quatro cantos do mundo, tendo passado pelos EUA, pelo Japão, México, Rússia e por inúmeros países da Europa. O sucesso é cada vez maior e além de terem tocado em tantos locais diferentes, chegaram a participar de dois programas de TV da Finlândia, um deles chamado Tähdet, tähdet (da MTV3, transmitido em 8 de março de 2015) e a outra aparição foi no canal Yle Teema, para o qual deram entrevista.  


Em 2019, a banda finlandesa Masquerade fará apresentações inéditas no Brasil.
A banda produz uma sonoridade em que, por vezes, o instrumental soa de maneira melancólica e, em outros momentos, é um tanto agressivo. Esses aspectos sonoros são idealmente complementados pela voz belíssima e arrasadora de Suzi Sabotage, que com timbres poderosos, cria uma atmosfera adequadamente sombria às admiráveis alternâncias instrumentais acima mencionadas.

“Where Nobody Can Hear You Scream” é um ótimo álbum lançado e acredito que dentre todos os trabalhos da banda, merece destaque. A música de abertura é bem agradável e é moldada pelo admirável trabalho do baterista William Freyermuth, que fez um som bem tribal nessa faixa. Na sequência desse prelúdio barulhento, o álbum segue um caminho definitivamente sombrio e segue nesse clima até seu encerramento. De maneira geral, os riffs de Veikko são bem potentes e são a base responsável por guiar os caminhos de várias faixas. Por sua vez, o baixista Jacques Saph, cofundador do grupo, assegura uma harmonia melódica brilhante com som produzido por Veikko. E claro, todos esses elementos são complementados com a calorosa voz de Suzi Sabotage.

É preciso elogiar também o capricho técnico e profissional pelo qual a banda conduz sua carreira: os vídeos que eles lançam são muito bem elaborados e contam uma ótima edição. Além disso, todas as páginas oficiais que a banda tem na internet são bem ativas, e administradas de maneira exemplar, assegurando uma preciosa comunicação com o público. Nesse aspecto, o Masquerade é extremamente organizado e acredito que essa atitude exemplar pode servir de inspiração para muitas outras bandas undergrounds.

Links oficiais:

Site: https://masquerade.fi/

Bandcamp: https://masqueraded.bandcamp.com/

Facebook: https://www.facebook.com/masqueradepunk

Turnê brasileira:

- Rock Experience (Rio de Janeiro/RJ) - 28 de junho.

- Decadence Festival (Araras/SP) - 6 de julho.

- Madame (São Paulo/SP) - 7 de julho.

0 comentários:

Postar um comentário

TwitterFacebookRSS FeedEmail